Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 03/07/2012 06:12 - Atualizada em: 03/07/2012 12:07
Há 73 anos Lavras perdia um dos maiores educadores do Brasil
Hoje faz 73 anos que foi sepultado em Belo Horizonte, um dos maiores educadores do Brasil, o professor Firmino Costa.

         

Grupo Escolar de Lavras, que mais tarde recebeu a denominação de escola estadual "Firmino Costa". Foto tirada em 1907

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Ontem, segunda-feira, dia 2, fez 73 anos que, em Belo Horizonte, morria o professor Firmino Costa Pereira, fundador do terceiro Grupo Escolar de Minas Gerais, foi justamente com Samuel Rhea Gammon, um dos maiores educadores do Brasil em sua época. Ocupou vários cargos públicos; foi fundador da Associação Comercial e Industrial de Lavras; representou a cidade em eventos dos mais importantes, tais como: seminários, exposições e congresso.

Autor de vários livros, filólogo, profundo conhecedor da língua portuguesa e de sua literatura, Firmino Costa foi professor em Lavras no Instituto Gammon, Colégio Nossa Senhora de Lourdes e no Grupo Escolar que hoje leva o seu nome.

Foi reitor do Colégio Mineiro, de Barbacena, dirigiu a Escola Normal Modelo, em Belo Horizonte, onde pode expandir suas experiências pedagógicas, lecionou no Colégio Batista Mineiro e no Isabela Hendrix, também em Belo Horizonte.

Como membro do Conselho Superior de Instrução Escolar, nomeado pelo Governo do Estado, muito contribuiu com a reforma do ensino realizada pelo secretário Francisco Campos. Organizou o primeiro concurso para inspetores de ensino do Estado de Minas e, juntamente com o português Albino Henrique Ferreira Duque, promoveu o primeiro Curso de Reciclagem e Aprimoramento de Professores Primários de Minas Gerais.

A morte de Firmino Costa Pereira repercutiu em todo Estado, seu sepultamento foi realizado no dia seguinte, às 17 horas, no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte. Houve várias cerimônias religiosas em sufrágio de sua alma em templos presbiterianos e católicos de todo Estado de Minas. Em seu sepultamento havia representantes da Academia Mineira de Letras, da Escola Normal, da Escola de Aperfeiçoamento, do Colégio Batista Mineiro, do Colégio Isabela Hendrix, Afonso Arinos, Instituto São Rafael e do Grêmio Mineiro Helena Keller.

Estiveram presentes também vários políticos de Juiz de Fora, São Gonçalo do Sapucaí, Formiga, Lavras e Belo Horizonte. Representando o Governo Mineiro compareceu o secretário Cristiano Machado. Em Lavras, uma missa de honras fúnebres foi realizada em 7 de julho.

Justa homenagem foi prestada ao ilustre educador quando o Grupo Escolar em que fundou em 1907, recebeu o nome de Escola Estadual Firmino Costa. Também uma rua no bairro de Lavrinhas recebeu o seu nome.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras