Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 15/06/2012 20:20 - Atualizada em: 16/06/2012 13:47
Ufla foi eleita a 85ª melhor universidade da América Latina pelo QS
Para o MEC, a Ufla é a segunda melhor universidade do Brasil, para Quacquarelli SymondsUniversity Rankings, ela é a 85ª da América Latina.

        

Édila Von Pinho e José Roberto Scolforo, vice-reitora e reitor, respectivamente, da 85ª melhor universidade da América Latina. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O ensino superior do Brasil vai muito bem se comparado aos países latinos, foi isso que mostrou o ranking divulgado pelo QS, grupo britânico responsável por uma das principais classificações universitárias do mundo, a Top Universities. A listagem latina traz a USP (Universidade de São Paulo) como a melhor universidade da região. Entre as dez primeiras há mais duas brasileiras: a Unicamp (3º lugar) e a UFRJ (9º). As demais instituições do topo são do Chile, do México e da Colômbia.

Nesta edição, o Brasil tem 65 universidades entre as 250 melhores da região. Isso significa que uma em cada quatro universidades de qualidade nos 19 países latinos analisados pelo QS é brasileira.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) ocupa a honrosa posição de 85ª melhor universidade da América Latina na classificação do grupo inglês Quacquarelli SymondsUniversity Rankings. A melhora das universidades brasileiras se deve, segundo Catarina Roscoe, consultora do QS, "a um investimento maior em educação".

"O governo brasileiro tem claramente priorizado o investimento em educação. A porcentagem da despesa pública investida em educação cresceu de 10,5% em 2000 para 17,4% em 2008", diz.

Entre as universidades mineiras, a Ufla ocupa a 4ª posição e foi a única instituição classificada em 2011 no grupo 101-200 que conseguiu entrar para o grupo "top 100", como são chamadas as primeiras classificadas. Além da UFLA, entre as universidades federais mineiras estão ranqueadas: (UFMG) na 13ª posição, Viçosa (UFV) 76ª, Uberlândia (UFU) 78ª, Ouro Preto (UFOP) 104ª, Juiz de Fora (UFJF) 118ª, Triângulo Mineiro 138ª, Alfenas (Unifal) 139ª e Itajubá (Unifei) 140ª. Em todo o país, foram ranqueadas 65 instituições entre as 250 melhores universidades.

O ranking é obtido a partir da composição de diferentes indicadores: reputação acadêmica, reputação da instituição entre os empresários, números de estudantes, proporção de docentes com doutorado, número de publicações proporcional ao número de docentes, citações de artigos e impacto na web.

Com base nesses indicadores, a UFLA obteve destaque na proporção de docentes com doutorado, ficando em primeiro lugar juntamente com outras 12 universidades e também no número de artigos científicos por docente, ficando em 4º quarto lugar no ranking das 250 instituições avaliadas.

Para o reitor José Roberto Scolforo, "o avanço no posicionamento da Ufla no QS rankings pode ser atribuído a um esforço coletivo da comunidade acadêmica, que nos últimos anos tem aliado a sua expansão a uma política de formação e qualificação dos servidores, com incentivo à internacionalização e pesquisas com maior impacto mundial, ao envolvimento de estudantes e à interação entre graduação e pós-graduação, além de investimentos em melhores condições de trabalho e infraestrutura", disse.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras