Incêndio na região do Cervo - fotos: Elcio Simas
Um grande incêndio próximo a estação do Cervo, na divisa de Lavras com Nepomuceno, destruiu, durante a segunda-feira, dia 2, uma área equivalente a 60 campos de futebol. O Corpo de Bombeiros de Lavras passou todo o dia combatendo as chamas. Os moradores daquela região também auxiliaram os Bombeiros.
O vento forte foi um aliado do fogo; outro problema encontrado pelos Bombeiros foi a topografia do terreno. Um proprietário rural da região colocou um trator e um tratorista a disposição dos Bombeiros, eles gradearam uma área para evitar que o fogo chegasse até a sede de uma fazenda.
Dezenas de cabeças de gado ficaram acuadas e teve de ser retiradas do local por fazendeiros com a ajuda dos Bombeiros. Um dos moradores da região disse à reportagem que tinha muita fumaça, que a vegetação queimava muito rápido e que somente com a chegada dos Bombeiros que o combate às chamas tiveram resultado.
O prejuízo para o meio ambiente foi muito grande, mas poderia ter sido pior se as chamas não fossem combatidas. "Muitas nascentes, restingas e árvores teriam sido destruídas se o combate não fosse intenso", expressou o produtor rural Antônio Vilas Boas.
As causas do incêndio ainda serão apuradas, mas alguns moradores afirmaram que o fogo foi criminoso. Os Bombeiros disseram que "a baixa umidade relativa do ar e os ventos fortes fizeram com que o fogo se propagasse." Os Bombeiros alertaram os proprietários rurais que façam a limpeza e aceiros evitando, assim, maiores conseqüências.