Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 24/05/2012 21:54 - Atualizada em: 25/05/2012 09:02
Sismógrafo da UnB que estava em Lavras foi hoje para Montes Claros
Especialistas irão realizar um trabalho de orientação à população, ao poder público e aos profissionais envolvidos.

         

             Foto ilustrativa de um equipamento usado para avaliar intensidade de tremores

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O Governo de Minas solicitou apoio do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB) para instalação de sismógrafo em Montes Claros capaz de registrar e verificar as causas dos tremores ocorridos no município. Técnicos e equipamentos apropriados já estão sendo deslocados de Lavras, onde desempenhavam trabalhos pela UnB, para o Norte do Estado. Os equipamentos instalados em Lavras monitoravam a região desde 2002, quando o lago do Funil foi formado.

Os equipamentos sensoriais serão montados em Montes Claros de imediato e ficarão o tempo necessário para registrar, analisar e gerar material para estudos sobre as falhas responsáveis pelos tremores. Mais três especialistas do Observatório Sismológico da UnB, em Brasília, desembarcaram nesta quinta-feira, dia 24, no município.

O Norte de Minas vem registrando abalos sísmicos há pelo menos cincos anos. O maior deles foi em dezembro de 2007, quando um tremor de 4,9 graus na escala Richter causou a morte de uma criança de cinco anos, a primeira registrada no país em função de terremoto, e danificou 76 casas em Caraíbas, distrito de Itacarambi, distante 663 quilômetros de Belo Horizonte.

Na tarde de terça-feira, dia 22, foi registrado abalo de magnitude 2.6 de acordo com leituras da UnB. No último sábado, o mais forte atingiu 4.2 na escala Richter, considerado de força moderada. Desde o final de semana já foram contabilizados em Montes Claros oito abalos.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras