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Publicada em: 20/05/2012 21:42 - Atualizada em: 21/05/2012 07:31
Plano de investimentos do governo na ferrovia deixou Minas de fora
Ferrovias que cortam Lavras serão melhoradas, mas estrutura física continuará se deteriorando.

         

            Parte da ferrovia que passa em Lavras e patrimônio físico deteriorado. Foto: Jornal de Lavras

 

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Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do País e 17% da malha ferroviária. Com a ativação da malha ferroviária, analistas acreditam que cerca de 30% das cargas que hoje correm pelas rodovias, seriam transportadas por trens de cargas. O governo prometeu ativar o sistema ferroviário, mas Minas Gerais ficou fora dos planos federais para expansão das linhas existentes, apesar da demanda apertada do serviço.

As operadoras privadas do setor no estado anunciam investimentos concentrados na melhoria das vias atuais, incluindo alguns casos de duplicação de trechos, e na compra de locomotivas mais eficientes e vagões, sempre empenhadas em aumentar a produtividade para atender clientes em crescimento das indústrias da mineração, siderurgia e do agronegócio.

Serão injetados recursos que podem chegar a R$ 1,8 bilhão este ano, somados o desembolso recorde de R$ 1,585 bilhão da MRS Logística, concessionária da antiga malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal, que atua em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, e parcela dos projetos da Vale, companhia controladora de duas ferrovias que cortam o estado, a Centro-Atlântica (FCA) e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

Provavelmente as linhas férreas que cortam o município de Lavras serão melhoradas, mas a estrutura física dos antigos prédios da Rede Ferroviária, continuará em estado deplorável e servindo de esconderijos para marginais e consumo de drogas.

 

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