Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 07/05/2012 22:19 - Atualizada em: 08/05/2012 09:31
Ufla, Cemig, PUC Minas, Cefet-MG e UFMG avaliaram resultados de projeto
A comunidade de Três Marias, no Noroeste de Minas, recebeu apresentações sobre os resultados obtidos com projeto em que a Ufla está envolvida.

         

Peixe Vivo é um programa da Cemig voltado à conservação da fauna aquática em áreas de abrangência de usinas da empresa. Foto ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), desenvolve um programa voltado à conservação da fauna aquática em áreas de abrangência das usinas da companhia; o programa, denominado Peixe Vivo, é uma parceria estabelecida entre a Cemig e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Lavras (Ufla), PUC Minas e Cefet-MG, que tem por objetivo buscar desenvolver ferramentas para avaliar a qualidade ambiental e subsidiar a restauração de habitats em área de soltura de alevinos nos reservatórios da Cemig.

A equipe de pesquisadores coleta insetos, peixes e vegetação ripária, e abióticos, para estudar como o fluxo hidráulico, assoreamento e ocupação humana afetam estas áreas. Os materias são coletados duas vezes nos reservatórios, uma no período de seca, com foco nas drenagens formadoras da bacia principal, e uma segunda no final do período chuvoso, com foco no reservatório.

Em Três Marias, onde os técnicos se reuniram, alguns resultados preliminares já demonstram a eficácia da ferramenta. Áreas com baixa qualidade ambiental, qualidade intermediária e ainda preservadas foram diagnosticadas por meio de um extenso esforço amostral, que contou com 40 pontos no reservatório e 40 nos riachos da bacia de drenagem. Os resultados permitem que se faça um amplo diagnóstico do estado de conservação da bacia de drenagem do reservatório e possibilitarão que medidas mais efetivas de mitigação de impactos ambientais sejam tomadas por prefeituras, órgãos ambientais, empresas e comunidade.

O projeto, que tem um investimento de R$ 2 milhões, contempla, além de Três Marias, os reservatórios de Nova Ponte, São Simão e Volta Grande.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras