Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 07/05/2012 19:09 - Atualizada em: 08/05/2012 07:08
Calou "a viola e o cantadô" e fãs de Lavras lembram as passagens da dupla pela cidade
Ele fez a última viagem, foi para outro plano, mas deixou aqui dezenas de milhares de admiradores, muitos em Lavras.

         

             Foto divulgação: Tonico e Tinoco

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

"A viola tá soluçando, soluça mágoa de dor. Porque sabe que o seu dono, já não é mais cantadô. Não chore viola magoada, o poeta que falou: enquanto existir viola existirá o cantadô".

Um grupo de apaixonados pela música caipira, a música de raiz, se reuniu neste final de semana na praça Dr. Jorge para conversar, de forma informal, sobre a obra que imortalizou a dupla Tonico e Tinoco. O Tinoco, alcunha de José Perez, morreu aos 91 anos de idade na madrugada de sexta-feira, dia 4, no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca, Zona Leste de São Paulo. Tinoco fez dupla com o irmão Tonico em uma parceria que durou quase seis décadas.

Os amantes da música de raiz lembraram as passagens da dupla por Lavras nas décadas de 40 e 50, quando aqui se apresentavam em circos. A dupla acabou com a morte de Tonico, apelido que foi dado a João Salvador Perez, em 1994.

Eles lembraram também que mais recentemente, em 2006, Tinoco esteve em Lavras, quando participou do lançamento do CD "Viola de Todos os Cantos".

Tonico e Tinoco formaram uma dupla caipira ou de raiz considerada a mais importante da história da música brasileira do gênero e a de maior referência.

Em 60 anos de carreira, Tonico e Tinoco realizaram quase 1000 gravações, divididas em 83 discos. Tonico e Tinoco venderam mais de 150 milhões de cópias, realizando cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira, das quais, cinco em Lavras.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras