Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 06/05/2012 11:06 - Atualizada em: 06/05/2012 23:04
Meio ambiente é preocupação dos brasileiros, revela pesquisa Ibope
Cresce a preocupação com as questões ambientais, mas ainda tem muito que fazer.

         

José Maria Tomaz da Silva destinando corretamente o lixo em um posto de coleta seletiva da Acamar. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Uma boa notícia foi divulgada neste final de semana pela grande mídia brasileira: "os brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente". Isso foi que o que mostrou uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada na sexta-feira, dia 4.

Segundo a pesquisa, que ouviu mais de 2 mil entrevistados com 16 anos ou mais, o índice de pessoas preocupadas com o assunto passou de 80%, em 2010, para 94%, em 2011.

Para mais da metade dos entrevistados, o problema mais grave é o desmatamento, seguido pela poluição das águas e pelas mudanças climáticas. "Cinquenta e três por cento dos entrevistados defendem que o desmatamento da Amazônia seja a prioridade do Brasil entre as questões relativas ao meio ambiente", diz o levantamento.

O documento ainda mostra que não há consenso da população sobre o maior responsável pela poluição ambiental. Quando questionados sobre a responsabilidade pelo aquecimento global, 38% dos entrevistados elegeram a indústria; mais de 20% apontaram o cidadão como o grande vilão ambiental; e, para 18% dos entrevistados, os governos tiveram a maior parcela de responsabilidade.

Ainda de acordo com a pesquisa, "a população não percebe grandes alterações, nos últimos anos, nas ações das empresas, do governo e da população em geral em prol da preservação ambiental". Apesar disso, 71% dos entrevistados disseram evitar o desperdício de água e quase 60% garantem economizar energia. A maioria dos brasileiros também disse estar disposta a pagar mais caro por produtos ambientalmente corretos, mas "apenas 18% efetivamente modificam seu consumo em prol do meio ambiente".

Em Lavras, nos últimos anos, a consciência ambiental evoluiu muito, a cidade hoje tem coleta seletiva, um ecoponto de pneus, ecopontos de lixo eletrônico, usina de tratamento de esgoto em fase de implantação, diversos locais de recolhimentos de pilhas e baterias, as nascentes do município estão sendo protegidas e outras ações isoladas, que no final fazem a diferença.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras