Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 28/04/2012 13:34 - Atualizada em: 28/04/2012 19:35
Centro de triagem de animais silvestres poderá ser criado em Lavras
O projeto é uma parceria entre a 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsitoe Universidade Federal de Lavras.

         

               Reunião para apresentação do projeto. Foto: Divulgação 6ª Cia PM Ind MAT

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Na sexta-feira, dia 27, na reitoria da Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi realizada a apresentação do projeto do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). O projeto objetiva a arrecadação de fundos de origem privada para a implantação e manutenção de um CETAS em parceria com a 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, sediada em Lavras e Ufla.

Participaram da reunião, o comandante da Sexta Companhia de Meio Ambiente e Trânsito, Tenente Coronel Antônio Claret dos Santos, o reitor interino da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o pro-reitor da UFLA, professor João Almir, o representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama) em Lavras, Marcelo Guimarães, professores do Departamento de Veterinária da UFLA, além da Coordenadora do Meio Ambiente da Auto Pista Fernão Dias, Mariana Cillo, e da Técnica Ambiental da Intercement, Fabiana Ramos.

O projeto foi idealizado pelo Tenente Coronel Claret, que apresentou a ideia aos professores Scolforo e Raimundo que abraçaram o projeto. O professor Juliano Peixoto foi responsável pelo elaboração do projeto, que foi orçado em cerca de R$ 614 mil para construção e aquisição de equipamentos, e no valor aproximado de R$ 41 mil para despesas anuais com medicamentos e alimentação.

A necessidade crescente de alimento, associada à necessidade de estradas para o seu escoamento, impulsionou o desenvolvimento agropecuário e de uma malha rodoviária que invariavelmente tem ameaçado o habitat de inúmeros animais silvestres, reduzindo suas áreas de ocorrência natural.

Os CETAS surgiram para auxiliar o combate ao tráfico e na preservação dos espécimes, tendo como objetivo, receber, tratar e dar destino adequado aos animais. O CETAS tem papel importante no recebimento de animais feridos em meio rural e urbano, capturados ou apreendidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente.

O projeto é inédito no interior de Minas Gerais e contará com o Hospital Veterinário da UFLA e diversos equipamentos e aparelhos de primeira geração, que já compõem a estrutura do Departamento de Veterinária.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras