Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 13/04/2012 14:39 - Atualizada em: 13/04/2012 19:34
Fábrica do Futuro convida jovens para sua rede de cooperação e produção multimídia
Fábrica do Futuro lança chamada para projetos criativos em Minas Gerais, inscrições encerram hoje.

     

          Logomarca Fábrica do Futuro

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Fábrica do Futuro – Residência Criativa do Audiovisual tem sede na cidade de Cataguases, na Zona da Mata mineira, ela é uma organização ligada ao terceiro setor e faz parte de um amplo Programa de Cultura e Desenvolvimento Local que envolve uma rede de cooperação horizontal, agentes culturais, sociais e empresariais de inúmeras instituições públicas e privadas da região.

Ela é uma incubadora cultural que atua na dimensão da transformação social a partir da formação e retenção de jovens talentos e novas lideranças em pequenas e médias cidades, articuladas e conectadas em rede. Redes colaborativas, trabalho criativo e cidades educadoras na perspectiva de políticas públicas e indução da economia da cultura, sobretudo, com a implantação de um "Consórcio Intermunicipal de Cultura e Educação" e um "Polo Audiovisual, Animação e Mídias Digitais" na cidade de Cataguases e região.

Em sua trajetória, os diversos projetos da Fábrica do Futuro possibilitam a profissionalização de jovens e adultos, em diversas áreas ligadas ao setor audiovisual. Todos qualificados por meio de residências criativas presenciais e virtuais, em contato permanente com técnicos, especialistas, educadores e profissionais do mercado audiovisual, de universidades e de ações de intercâmbio nacional e internacional.

Este ano, a Fábrica do Futuro está selecionando dez coletivos de jovens do Estado de Minas para desenvolver projetos de produção audiovisual multimídia e participar da RECRIA – Rede Criativa do Audiovisual. O convite é destinado a coletivos artísticos ou culturais, formados por jovens de 16 a 24 anos e sediados em Minas Gerais.

A iniciativa integra o Programa Vivo Arte.mov através dos projetos Rede Geração Digitaligada de Webvisão, Paralaxe Lab, e Nós Mídia, realizados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

Para participar da RECRIA é preciso elaborar uma proposta e inscrevê-la pelo formulário online até hoje, dia 13 de abril. Antes de preencher a proposta é fundamental ler e debater o Regulamento entre o grupo de amigos interessados. As atividades serão realizadas no período de 27 de abril a 31 de outubro de 2012.

A seleção das propostas atende a critérios de clareza, originalidade e distribuição regional e será feita por profissionais da Fábrica do Futuro e do Instituto Cidade de Cataguases.  Uma vez selecionados, os grupos iniciam o processo de formação, criação  e produção, envolvidos em uma rede colaborativa onde irão compartilhar conhecimento, experiências e referências. Para o desenvolvimento das propostas, os grupos contarão com recursos de até 6 mil reais. Por fim, caberá a cada grupo realizar um evento de lançamento do conteúdo produzido em sua cidade.

A Rede Geração Digitaligada de Webvisão é um sistema de difusão cultural em rede a partir de uma experiência de produção audiovisual envolvendo coletivos juvenis de diferentes regiões de Minas Gerais.

Por meio de residências criativas, oficinas e um programa de auditório itinerante a RGDW 2012 irá articular diversas iniciativas coletivas de jovens na produção audiovisual multimídia (vídeos, fotos, documentários, reportagens, clipes musicais, sites, blogs, etc) para distribuição em web TV, celular e redes sociais na Internet.

Serão selecionadas 6 cidades para a realização dos programas de auditório, com pautas e temáticas coletivas locais, micro reportagens e entrevistas, produção de vinhetas e web vídeos, além de coberturas colaborativas de eventos culturais.

O Paralaxe Lab é um projeto de audiovisual voltado para o público jovem mineiro e pautado pela produção de conteúdo audiovisual, promoção de ações em rede, e formação de jovens talentos.

A iniciativa incentivará e acompanhará o desenvolvimento de propostas apresentadas por 10 (dez) coletivos, com no mínimo 10 jovens cada, em um processo de formação, experimentação e produção multimídia em rede.

Orientados por profissionais especializados, os grupos selecionados irão participar de atividades presenciais e à distância, utilizando uma ferramenta na Internet. Nesta edição, o projeto propõe como tema a ideia de "deslocamentos", nas mais diversas acepções do termo. Após a conclusão da etapa de formação as propostas aprovadas contarão com recursos de até 6 mil reais para sua execução.

O projeto propõe desenvolver um mapa georeferenciado digital das produções realizadas pelos coletivos juvenis da Rede Criativa do Audiovisual, de maneira a traçar um mapeamento dos espaços e expressões culturais urbanas de diversas cidades de Minas Gerais.

Por meio de workshops de formação e produção de conteúdo, os jovens irão utilizar ferramentas da web para abordar temas de seu cotidiano, em uma reflexão sobre as mídias digitais e suas possibilidades de participação social. A intenção é estimular a estruturação de núcleos de mídia participativa locais e o contato com outros grupos que trabalham com Cultura Digital no país. Será criado um site para sistematizar e disponibilizar informação e conteúdos gerados pelo projeto.

O Programa Vivo arte.mov reúne um conjunto de iniciativas em torno da chamada "cultura da mobilidade", estimulando a criação, pesquisa, reflexão e difusão da arte em mídias móveis e mídias locativas. São projetos, eventos, colóquios, mostras, exposições, e o Vivo arte.mov - Festival internacional de arte em mídias móveis, o maior e mais importante do Brasil no gênero. Suas atividades acontecem em várias cidades do Brasil, valorizando a diversidade cultural brasileira e suas especificidades.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras