Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 31/03/2012 18:35 - Atualizada em: 01/04/2012 15:07
A Hora do Planeta: Varginha vai participar
A Hora do Planeta, que acontece hoje à noite, terá a participação de 12 cidades mineiras, entre elas, Varginha.

    

Praça do ET, em Varginha, que permanecerá apagada por uma hora na noite deste sábado. Foto extraída do Jornal Sul das Gerais

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Hoje é o dia da Hora do Planeta, um movimento antiaquecimento global que teve início em 2007 e que a cada ano ganha mais simpatizante. A Hora do Planeta consiste em apagar, em horário combinado, as luzes de monumentos, de praças, prédios públicos e outros. O primeiro ano, em 2007, apenas a capital da Austrália participou, no ano seguinte 400 cidades em 35 países aderiram e monumentos como a Golden Gate, Coliseu de Roma, Opera House e outros ficaram as escuras por uma hora.

Hoje milhões de pessoas participam desta, que seria uma manifestação para chamar a atenção do mundo. Na prática, apagar as luzes por uma hora seria para, simbolicamente, deixar de queimar óleo combustível, o que aumenta o aquecimento global. No Brasil, as hidrelétricas são movidas a água e não provoca o chamado efeito estufa. No Brasil seria apenas para apoiar a manifestação que cresce a cada ano.

No Brasil, 131 cidades, sendo oito a mais que no ano passado, aderiram ao evento e vão apagar as luzes e mostrar sua preocupação com a sustentabilidade este ano. Desse total, 27 são capitais e quatro delas participam, pela primeira vez. Ícones como o Cristo Redentor, a orla de Copacabana, e os Arcos da Lapa vão apagar as luzes.

Em Minas, o movimento está sendo incentivado por instituições privadas e públicas. Até sexta-feira, 12 cidades confirmaram participação no movimento. Em Belo Horizonte, os prédios que integram o Circuito Cultural Praça da Liberdade estarão apagados entre 20h30 e 21h30: o Palácio da Liberdade, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Edifício Rainha da Sucata, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, o Museu das Minas e do Metal, o Memorial Minas Gerais-Vale e o prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

No interior de Minas serão 12 cidades participantes, no Sul de Minas serão três: Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Varginha. Em Lavras o movimento poderá ter a participação individual, nenhum setor público se manifestou e prédios como a prefeitura, Casa da Cultura, locomotiva da praça da Estação, algumas escolas municipais e outros, permanecerão com as luzes acessas.

Na cidade de Varginha, o monumento mais importante daquela cidade, a nave do ET, terá as luzes desligadas por uma hora. A prefeitura daquela cidade convidou músicos profissionais e amadores para se apresentarem, com seus próprios instrumentos, para tocar e a população foi chamada a compartilhar da ideia no local.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras