Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 25/03/2012 16:16 - Atualizada em: 26/03/2012 08:25
PCdoB comemora 90 anos de história que foi escrita, em muitos momentos, com sangue
Há 90 anos nascia um partido político que resistiu a todas investidas e se mantém forte, o PCdoB.

     

          Bandeira do PCdoB

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Hoje, dia 25 de março, é aniversário do mais velho partido político do Brasil, o PCdoB, um partido de esquerda fundado em Niterói, no Rio de Janeiro, que tem grande penetração entre os jovens, sindicatos, artistas, intelectuais e estudantes. O PCdoB tem princípios marxismo-leninismo, porém, ele evoluiu nas nove décadas de existência e sua história foi escrita com sangue, sofrimento e dor pelos seus membros.

O PCdoB viveu grande parte de sua trajetória na clandestinidade, pois era perseguido pelo poder dos poderosos, que não queriam ver operário, trabalhador rural e estudante atuando junto ao poder. Hoje a história é diferente, o PCdoB faz parte do governo da presidente Dilma Houssef e em Lavras, da base aliada da prefeita Jussara Menicucci.

A redemocratização do Brasil se deve, grande parte, aos comunistas, que enfrentaram a ditadura militar de todas as formas possíveis, até no confronto armado em diversos episódios, sendo o mais importante a Guerrilha do Araguaia, onde muitos morreram de forma bárbara.

O PCdoB é um partido forte, consciente e colaborador, tem políticos de expressão e simpatizantes em todas as classes sociais e instituições, inclusive da igreja. Em Lavras, o PCdoB tem um representante na Câmara Municipal e atua nas decisões importantes tomadas pelos poderes Executivo e Legislativo. O PCdoB de Lavras tem a sua frente, o metalúrgico e militante André Valle.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras