Protógenes Queiróz, o delegado que prendeu Paulo Maluf, Celso Pitta e Daniel Dantas
Confirmada a presença do delegado Protógenes Queiroz em Lavras na quinta-feira, dia 29, para participar da sessão solene da Associação dos Jornalistas do Serviço Público (Ajosp).
Protógenes se tornou conhecido quando comandou a Operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity; o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta; e o megainvestidor Naji Nahas. Por suspeitas de irregularidades no comando da operação, Protógenes virou alvo de uma sindicância administrativa e uma representação na corregedoria.
Pressionado, deixou o comando do caso logo após a operação ter sido deflagrada. Oficialmente, a Polícia Federal divulgou que o delegado pediu para fazer um curso. Ele foi afastado da operação, mas ganhou a simpatia e o respeito dos brasileiros. Mais tarde, ingressou na carreira política se filiando ao PCdoB, onde disputará uma vaga no Congresso Nacional pelo estado de São Paulo.
O delegado Protógenes Queiróz chegará a Lavras as 11h de quinta-feira, dia 29, no aeroporto regional da Baunilha, onde será recebido por autoridades, membros da Ajosp e pelo presidente do Diretório Municipal do PCdoB, André Vale.
A noite ele participará da solenidade de entrega do diploma da Associação dos Jornalistas do Serviço Público. O evento será realizado em Lavras a partir das19h no Clube da Rádio Cultura de Lavras, que fica às margens da BR-265, próximo ao trevo de acesso para o terminal rodoviário "Maurício Ornellas de Souza".
Entre os homenageados estão, também, personalidades de Lavras, como a reitora Dilma de Abreu Tourino; coronel Wilson Gomes da Silva, comandante da Sexta Região de Polícia Militar; o empresário Carlos Eduardo de Carvalho Pereira e o juiz trabalhista Gigli Cattabriga.