Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 08/03/2012 18:13 - Atualizada em: 09/03/2012 08:47
Conselho Municipal de Habitação quer que FCA retifique passagens de água
As passagens de água dos ribeirões sob a linha férrea foram dimensionadas há muitos anos e hoje não comportam o volume e causam enchentes, segundo presidente do CMH.

     

          Adjamar Veríssimo, presidente do Conselho Municipal de Habitação. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O presidente do Conselho Municipal de Habitação, Adjamar Veríssimo, encaminhou  uma correspondência ao Departamento Jurídico da Prefeitura de Lavras solicitando o empenho daquele órgão junto a Viação Férrea Centro Atlântica (FCA), da Companhia Vale, antiga Vale do Rio Doce.

O presidente do CMH alega, em sua correspondência, que as passagens de águas da linha férrea, que corta o perímetro urbano da cidade, foram projetadas numa época em que não ofereciam riscos, já que os ribeirões tinham margens arborizadas e muita área de absorção de água de chuva.

Hoje a realidade é outra, já que estes ribeirões já não estão mais na zona rural, pois a mancha urbana avançou muito, sobretudo nos últimos anos. O desmatamento e a impermeabilização do solo com concreto e asfalto, fez com que as águas de chuva fossem toda carreada para os leitos dos ribeirões, aumentando o volume e causando enchentes, como a ocorrida no dia 9 de janeiro.

Um dos fatores que contribuíram para que as águas invadissem as casas do bairro Aquenta Sol e de parte do bairro Lavrinhas foi o represamento destes bueiros.

Adjamar Veríssimo disse, também, que deverá enviar um ofício ao promotor Carlos Alberto Moreira, representante do Ministério Público nas questões ambientais.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras