Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 22/07/2010 19:34 - Atualizada em: 02/11/2011 11:14
Ufla e mais seis universidades de Minas estudam criação de superuniversidade
Reitores de sete importantes universidades estiveram reunidos com ministro Fernando Haddad; eles querem criar uma superuniversidade.

     

        Antônio Nazareno Guimarães Mendes, reitor da Universidade Federal de Lavras - Ufla

 

Sete instituições federais de ensino superior de Minas Gerais começaram os estudos para a formação de uma "superuniversidade", por meio de um consórcio que as integrariam academicamente. Os reitores da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; de Alfenas, Paulo Márcio de Faria e Silva; Itajubá, Renato de Aquino Faria Nunes; Juiz de Fora, Henrique Duque de Miranda Chaves Filho; São João del-Rei, Helvécio Luiz Reis; Ouro Preto, João Luiz Martins e de Viçosa, professor Luiz Cláudio Costa, se reuniram nesta semana com o ministro Fernando Haddad para discutir o projeto.

Pelo projeto, elas compartilhariam experiências em ensino, pesquisa e extensão e encontrariam formas de otimizar os recursos comuns. Elas manteriam a autonomia, mas teriam um único plano de desenvolvimento institucional, que é um documento que define as estratégias de cada instituição.

Juntas, as sete federais têm 3,5 mil professores, 41 mil alunos de graduação e 5,3 mil de pós, além de 260 cursos presenciais, 111 de mestrado e 59 de doutorado.

Os reitores das universidades argumentaram é que o possível consórcio entre as instituições mineiras permitiria a integração acadêmica nos campos de ensino, pesquisa e extensão; formas mais eficientes e eficazes para a utilização racional de recursos; parcerias para o desenvolvimento e troca de tecnologias e atuação em áreas estratégicas.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras