Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 24/01/2012 08:07 - Atualizada em: 24/01/2012 14:26
FCA abre vagas para programa de formação profissional
Os lavrenses e ribeirenses estão tendo a oportunidade de reatar o vínculo com a ferrovia.

     

Estação Municipal de Lavras, em 1983, no auge da ferrovia antes da estatização. Foto extraída do site: amantesdaferrovia.com.br

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Em 1992, a Rede Ferroviária Federal S/A foi incluída no Programa Nacional de Desestatização pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso; em 1996 surgiu a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que operou até 1999, quando a Vale adquiriu um percentual do controle acionário da empresa; quatro anos depois, a Vale já detinha 99,99% do controle acionário da FCA.

Para os lavrenses e para os ribeirenses, o fim do grande movimento nas estaçõesfoi muito triste, já que Lavras e Ribeirão Vermelho tinham uma história com a ferrovia. O que vimos foi a degradação do patrimônio ferroviário, sobretudo em Ribeirão Vermelho, cidade que possui a quarta maior rotunda do mundo e a maior da América Latina, uma obra que já foi comparada ao Coliseu Romano e que serviu de cenário de filme produzido por uma equipe inglesa.

Antes as estações destas duas cidades ficavam repletas de passageiros, todos os trens paravam e a movimentação era grande. Com a desestatização da ferrovia, os trens de passageiros acabaram e as grandes composições passam ignorando as estações e os moradores de Lavras e Ribeirão.

O vínculo dos moradores destas cidades com a ferrovia foi acabando, mas agora surge uma oportunidade de reatar: a FCA está com vagas abertas para o programa de formação profissional para aprendiz de manutenção. Uma oportunidade para lavrenses e ribeirense.

As pessoas interessadas devem se inscrever pelo site fcasa.com.br até o dia 31 de janeiro, terça-feira. As vagas são para as cidades de Divinópolis, Uberaba e Lavras, em Minas Gerais, e Alagoinhas (BA). O candidato deve ter de 18 a 22 anos, ensino médio completo e interesse em desenvolver carreira na área de manutenção mecânica e elétrica.

O programa tem duração de um ano e será dividido em duas partes, com seis meses de formação teórica fornecida pelo SENAI (Serviço Nacional da Indústria) e seis meses de treinamento prático na área de formação.

O processo de seleção envolve a análise curricular, provas de português e matemática, dinâmica de grupo, entrevista, avaliação psicológica e exames médicos. Os aprovados terão direito a bolsa-auxílio e benefícios, como vale refeição, cartão alimentação, assistência médica, seguro de vida e vale transporte.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras