Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 20/01/2012 22:04 - Atualizada em: 21/01/2012 11:22
Rio Grande voltou a subir e água invade novamente as ruas de Ribeirão Vermelho
Lago do Funil abriu comportas na tarde desta sexta-feira e rio Grande subiu cerca de 7 metros.

      

           Hidrelétrica do Funil teve suas comportas abertas no início da tarde de hoje. Foto aérea: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Os moradores da cidade de Ribeirão Vermelho estão, desde o início da tarde de hoje, sexta-feira, dia 20, acompanhando o nível do rio Grande, que subiu sete metros e está a meio metro do piso da ponte rodo-ferroviária.

O Jornal de Lavras entrou em contato com o coordenador da Defesa Civil daquela cidade, João Tarcísio Fráguas, ele disse que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) avisou a Defesa Civil que a Hidrelétrica do Funil abriria suas comportas no início da tarde de hoje.

O rio Grande recebe as águas dos rios Capivari e das Mortes depois das represas de Camargos e de Itutinga, estas águas vão direto para a barragem do Funil e, como ela não tem condições de estocar um volume muito grande de água e a barragem trabalha com um volume útil, já que ela é uma represa estável, para manter esta lâmina d'água de pouca variação a represa elimina o excedente.

O volume que está sendo liberado pela represa - algo em torno de mil metros cúbicos por segundo - é o mesmo que vem descendo dos dois rios: Capivari e das Mortes. João disse também que, caso não ocorra algo inesperado, o nível do rio Grande deverá abaixar rapidamente.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras