Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 20/01/2012 07:37 - Atualizada em: 20/01/2012 14:54
Lavras será peças do xadrez da dança das cadeiras no Estado e na União
Na dança das cadeiras tem lavrense que se beneficiará com as mudanças na esfera estadual e na esfera federal.

     

Ministra lavrense Iriny Lopes, deixará o cargo para disputar a Prefeitura de Vitória (ES). Abaixo, coronel Marcio Martins Sant'Ana, o secretário Lafayette Andrada e o reitor da Universidade Federal de Lavras, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Em outubro tem eleições e, por causa disso, os governos estaduais e federal promovem uma série de mudanças, é a famosa "dança das cadeiras", tudo visando à eleição municipal. Em Minas e no Brasil haverá mudanças que envolvem, de alguma forma, Lavras, algumas beneficiarão a cidade.

Na esfera estadual, dois nomes estão ligados diretamente à cidade, a do secretário de Estado da Defesa Social, Lafayette Andrada, e a mudança do Comando Geral da PM: sairá o coronel Renato Vieira, que dará lugar ao coronel Marcio Martins Sant'Ana. Coronel Sant'Ana é o atual Chefe do Estado Maior da PM, antes de ser convidado para assumir este cargo, Sant'Ana era comandante da Sexta Região de Polícia Militar, com sede em Lavras.

Já o secretário Lafayette Andrada, tem ligações fortes com a cidade, pois foi aqui que ele iniciou sua carreira política: Lafayette foi vereador e líder do então prefeito Célio de Oliveira na Câmara Municipal. Lafayette deixará a pasta e retornará a Assembléia, onde deverá ocupar o cargo de líder do governador Anastasia, no lugar de Luiz Humberto Carneiro, que deixará a Assembléia para concorrer à prefeitura de Uberlândia.

Na esfera federal, duas mudanças também envolverão lavrenses, a primeira será com a troca do Ministro da Educação: Fernando Haddad deixará o ministério para disputar a Prefeitura de São Paulo e, em seu lugar, assumirá o senador Aloísio Mercadante. Com Mercadante na Educação, o nome mais cotado para ocupar o cargo de direção do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), é do reitor da Universidade Federal de Lavras, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

Se isso se concretizar, o vice-reitor assume a Ufla, no caso, o professor José Roberto Scolforo, que venceu a eleição para reitor. Scolforo assumiria a reitoria da Ufla em meados de 2012 na vaga deixada por Nazareno. Se o professor Nazareno for para o CNPq, Scolforo ocupará a vaga como vice por seis meses e, depois, assumirá como reitor eleito.

Além de Haddad, sai para disputar a eleição municipal a ministra da Secretaria Especial de Política para Mulheres, Iriny Lopes. Ela disputará a prefeitura de Vitória. Para o cargo dela não há sequer especulação de substituto, mas é certo que continuará com o mesmo grupo do PT. Iriny Lopes é lavrense e tem parentes em Lavras.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras