Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 20/07/2010 12:33 - Atualizada em: 20/07/2010 19:51
Bandas da região se encontrarão na praça para homenagear a Euterpe
A "Euterpe Operária" completará 100 anos em setembro e é a banda mais querida dos lavrenses. Para homenageá-la a prefeitura promoverá no domingo um encontro de bandas.

     

        Herma do professor José Luiz de Mesquita, um dos fundadores da Euterpe Operária

 

A praça principal da cidade, a Dr. Augusto Silva, será palco de um espetáculo neste final de semana: o Encontro Intermunicipal de Bandas, promovido pela Superintendência Municipal de Cultura da Prefeitura de Lavras. O encontro será no domingo, dia 25, a partir das 10h.

O objetivo do encontro é comemorar o primeiro centenário da Corporação Musical "Euterpe Operária". Estarão participando a Banda Municipal "José Pontes de Oliveira Júnior", da cidade de Itutinga; a Corporação Musical "Nossa Senhora do Rosário", de Nazareno; a Lira Perdoense, da cidade de Perdões; a Banda Musical "Lira Santa Cecília", de Bom Sucesso; a Banda Musical "Joaquim Braga", de Ribeirão Vermelho e a Corporação Musical "Euterpe Operária", de Lavras.

A Euterpe Operária foi criada no dia 2 de setembro de 1910, às 15h, na redação do jornal "O Operário", sobre a presidência de José Luiz de Mesquita. Nesta reunião ficou decidido que a nova corporação musical se chamaria "Euterpe Operária" e que seria inaugurada em breve, tão logo fossem adquiridos os instrumentos da antiga "Lyra Lavrense", de propriedade de José Francisco Rosa.

Foi ainda nomeada uma diretoria provisória que ficou assim constituída: diretor, José Luiz de Mesquita; regente, Arnaldino Tertuliano de Souza; secretário, Bernardo de Oliveira Dias; tesoureiro, Francisco Eugênio de Siqueira e procurador, José Goulart Filho.

Estiveram ainda reunidos neste dia, José Honorato, João Corrêa da Silva, Estevam Cunha, José Felippe da Cunha, José Pinto de Almeida e José Ignácio de Araújo.

No dia 24 de setembro de 1910 foi então fundada oficialmente a Euterpe Operária, que tem como um de seus fundadores o professor José Luiz de Mesquita.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras