Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 20/07/2010 01:06 - Atualizada em: 20/07/2010 12:34
Dia 20 de julho é aniversário de Lavras: 142 anos
Lavras está fazendo 142 anos que foi elevada a categoria de cidade, mas a data não é comemorada; a data escolhida para comemoração é o dia 13 de outubro, quando Lavras foi elevada a categoria de Vila.

     

        Vista parcial da cidade de Lavras

 

Há 142 anos uma lei provincial número de 1.510, de 20 de julho de 1868, elevava Lavras a categoria de cidade, bem como Aiuruoca e Piumhi.

Antes de ser elevada a categoria de cidade, Lavras foi vila. O status de Vila ela adquiriu em 13 de outubro de 1831, data em que foram elevadas também as povoações de São Manoel do Pomba, Curvelo, Tijuco, Rio Pardo, São Romão, Pouso Alegre e Formiga. Em cada uma das vilas foram criadas Câmaras Municipais, dois juízes ordinários e um de orphão.

A instalação da Câmara Municipal da Vila de Lavras se deu em 14 de agosto de 1832. Sua primeira sessão realizou-se na residência do vereador Francisco José Teixeira e Souza. A primeira Câmara ficou assim constituída: José Antônio Diniz Junqueira, presidente; Francisco José Teixeira e Souza, Thomaz de Aquino Alves de Azevedo, Antônio Caetano de Andrade, Antônio Simões de Souza, Manoel Thomaz de Carvalho e Domingos de Abreu Salgado.

Os primeiros funcionários da Vila de Lavras foram: secretário da Câmara, Antônio Ferreira Valongo; procurador municipal, capitão João de Deus Alves do Nascimento; fiscal, capitão João Manoel Custódio Netto; porteiro da Casa da Câmara, José Ferreira Godinho; coletor, capitão Pedro Alves de Andrade; escrivão da coletoria, Luciano Antônio Brasileiro; promotor público, padre Francisco de Assis Braziel, conhecido pela alcunha de padre Tutu.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras