Estação de embarque e desembarque do aeroporto da Baunilha
O crescimento da economia impulsionou as companhias aéreas regionais, como a Trip Linhas Aéreas, que dobrou seu faturamento; com isso, a companhia aérea regional procurou investir mais no mercado interno e passou a usar a estrutura de aeroportos, como os de Cuiabá e Ribeirão Preto, para distribuição de vôos para cidades das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Lavras está na planilha de viabilidade econômica da companhia aérea, que pretende implantar, aqui, uma escala do vôo que segue de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo para o Rio de Janeiro, no aeroporto Santos Dumont. Ao que tudo indica, a linha Lavras-Rio de Janeiro não será diária, ela poderá atender aos passageiros durante duas ou três vezes por semana.
Segundo informações obtidas através de um executivo da Trip, a passagem deve girar, no preço mínimo e com antecedência, em torno de R$95. A Trip pode, também, fazer esta linha para o Rio de Janeiro utilizando o novo vôo de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, mas ela sairia mais cara para o lavrense: em torno de R$115.
Já os vôos para Belo Horizonte, depois da liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de novos vôos na Pampulha, Lavras, Varginha, Paracatu e Manhuaçu, cidades pólo, foram privilegiadas.