Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 25/03/2024 23:10 - Atualizada em: 26/03/2024 14:47
Rede Telephonica de Lavras foi inaugurada há 112 anos, no dia 25 de março de 1912
Conheça a evolução da telefonia em Lavras que hoje completa 112 anos

"Telefonista, quero falar na casa do senhor Pedro Salles", assim que a linha telefônica funcionava

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
.

História de Lavras. Por: Eduardo Cicarelli - Jornalista

As tecnologias estão alterando a forma de as pessoas se comunicarem e se informarem. Com a acessibilidade da internet e dos aparelhos móveis, como celular no bolso ou tablet na mochila, a comunicação circula em velocidade impressionante.

Mas isso, apesar de parecer antigo, na verdade é recente. O telefone em Lavras foi inaugurado no dia 25 de março de 1912 e, hoje, dia 25 de março de 2024, está fazendo 112 anos que os lavrenses conheceram o telefone. Neste dia foi inaugurada em Lavras a "Rede Telephonica de Lavras", uma iniciativa dos empresários Arlindo Ribeiro de Andrade e Antônio Alvarenga.

Três meses depois, no dia 7 de junho, foi sancionada e promulgada a lei municipal número 513 que autorizou o Poder Executivo a repassar a quantia de seis contos de réis a "Rede Telephonica de Lavras" para construir as linhas para Carrancas, Paulo Freitas e Estação Francisco Salles.

A rede de telefonia em Lavras cresceu rapidamente. No dia primeiro de janeiro de 1918 a cidade já contava com um extenso catálogo telefônico com 49 assinantes e 39 nos distritos de: Ribeirão Vermelho, Francisco Salles, Estação de Macaia, Vila de Perdões e Vila de São João Nepomuceno. Conheça o catálogo da Rede Telephonica de Lavras e seus "assignantes" da cidade, Ribeirão Vermelho, Estação de Macaia, Francisco Salles, Villa de Perdões e Villa de São João Nepomuceno clicando aqui.

No dia 3 de julho de 1933 foi assinado no Rio de Janeiro, a então capital federal, um contrato celebrado entre a Companhia Telephonica Brasileira e o Governo do Estado de Minas Gerais, para a construção de uma linha telefônica ligando a cidade de Lavras a Varginha. Apesar de o contrato ter sido assinado em 1933, o início das obras se deu no dia 30 de outubro de 1936.

No dia 31 de dezembro de 1956, existiam em Lavras 403 linhas de telefonia, sendo que a rua Francisco Salles concentrava o maior número de aparelhos, eram 49 entre comerciais e residenciais.

No dia 26 de fevereiro de 1957 era constituída a Telefônica de Lavras S.A., a Telasa, assumindo toda a responsabilidade do ativo e passivo da antiga Rede Telephonica de Lavras, tendo como titular Maria Costa Reis.

No dia 30 de abril de 1959 a Telasa inaugurou um moderno sistema de Serviço Telefônico Automático, um avanço nas comunicações em Lavras, já que tornara desnecessário pedir auxílio à telefonista para fazer qualquer ligação na área urbana.

Naquele mesmo ano, mas no dia 8 de outubro, o tenente-coronel Washington Dias de Aragão, comandante do 8º Batalhão de Infantaria, inaugurou às 8h da manhã, na presença de um grande número de convidados, o telefone interurbano. A primeira ligação foi para o Comando Geral da Polícia Militar, em Belo Horizonte, tendo falado o presidente da Câmara Municipal, vereador Tufy Haddad, o representante da Telasa, Luiz Carlos Reis e o comandante do 8º Washington Dias de Aragão.

Mas o avanço nas telecomunicações em Lavras chegou mesmo no dia 13 de agosto de 1977, quando a cidade passou a integrar, a partir dos primeiros minutos da madrugada, ao sistema de Discagem Direta a Distância (DDD). O sistema de Discagem Direta Internacional (DDI) foi inaugurado no dia 30 de setembro, menos de um mês da inauguração do DDD.

O acesso a um aparelho de telefone chegou às mãos dos lavrenses no dia 12 de maio de 1982, quando a Telemig (Telecomunicações de Minas Gerais) instalou na praça Augusto Silva, próximo à herma do Dr. Paulo Menicucci, o primeiro aparelho de telefone público de Lavras, o popular "orelhão".

No mesmo ano, mas em 8 de dezembro, a Telemig leva o telefone aos bairros da cidade e o primeiro bairro a receber um "orelhão" foi o bairro de Nova Lavras.

A história da telecomunicação começou a mudar em Lavras no dia 23 de janeiro de 1997, às 19h, quando a cidade passou a contar com o sistema de serviço de telefonia celular, daí para frente, o acesso ao telefone se popularizou e todos tem na mão hoje um pequeno aparelho que se comunica com todo o mundo, através de áudios ou vídeos. O telefone celular reduziu o tamanho do mundo e encurtou as distâncias.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras