Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 05/02/2024 21:06 - Atualizada em: 06/02/2024 10:57
Minas tem mais de 12 mil casos de dengue e Lavras discute ações de combate ao mosquito
A reunião foi realizada hoje, ocasião em que o estado aponta escalada da dengue no intervalo de uma semana

Ao centro a secretária Municipal de Saúde Iara Menicucci Nogueira, que coordenou a reunião. Fotos: Ascom / PML

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O Comitê de Arboviroses do Município de Lavras realizou hoje, segunda-feira, dia 5 - dia em que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou que a dengue disparou no estado - uma reunião para discutir ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Em uma semana, os diagnósticos positivos de dengue dispararam quase 55% em Minas Gerais. É o que indica o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira e Lavras tem de se precaver para que os casos não explodam na cidade, como tem ocorrido em cidades da região.

O número de doentes passou de 23.389, no último boletim divulgado pela SES-MG na semana passada, para 36.227, uma alta de 54,8%. São 12,8 mil casos no intervalo de uma semana. Agora, são mais de 100 mil diagnósticos prováveis de dengue, seis mortes confirmadas e 56 em investigação em Minas Gerais.

Lembrando que duas mortes foram no Sul de Minas, uma em Monte Belo e a outra em Arceburgo. Lembrando também que Minas Gerais se encontra em estado de emergência de saúde pública por causa da dengue, desde o dia 27 de janeiro.

Na reunião de hoje realizada na prefeitura, contou com a participação de representantes da Saúde e outros setores da administração. Durante a reunião, foram apresentados dados epidemiológicos atualizados sobre a situação das arboviroses no município, bem como análises de risco e estratégias para enfrentar o aumento da incidência dessas doenças.

Foram discutidas medidas de controle do vetor, como a intensificação das atividades de vigilância entomológica, o monitoramento de áreas de maior risco e a realização de ações de educação em saúde para a população.

Foram debatidas também estratégias de mobilização social e parcerias com a comunidade, visando à conscientização sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito transmissor da dengue. A participação ativa de diferentes setores da prefeitura evidencia a abordagem integrada e necessária para enfrentar esse desafio de saúde pública.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras