Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 26/01/2024 16:18 - Atualizada em: 26/01/2024 19:09
Vacina contra a dengue: veja a lista das cidades que vão receber as doses
São 22 cidades mineiras que vão receber as doses, nelas estão ocorrendo epidemia causada pelo vírus dengue tipo 2 (DENV 2)

A partir de fevereiro serão aplicadas as vacinas em moradores de 521 cidades brasileiras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou a segunda morte decorrente da dengue no Estado, foi na cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro. O primeiro registro foi na segunda-feira, dia 22, a vítima era de Monte Belo, no Sul de Minas.

A Secretaria de Estado de Saúde ainda investiga 24 prováveis mortes por dengue. Somente em janeiro deste ano já foram confirmados quase 18 mil casos da doença em Minas.

Ontem, quinta-feira, dia 25, o Ministério da Saúde divulgou a relação das 22 cidades mineiras que vão receber a primeira dose da vacina contra a dengue, são cidades com maior predominância do sorotipo DENV-2, que é um dos quatro sorotipos de vírus da dengue.

No total, a vacina contra a dengue será aplicada em 521 cidades brasileiras a partir de fevereiro. Minas é o quinto estado com mais municípios beneficiados. Goiás lidera com 134.

Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina ainda não foi autorizada pela Anvisa.

A primeira remessa, com cerca de 757 mil doses do imunizante Qdenga, chegou ao Brasil no sábado, dia 20. A primeira remessa faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica Takeda. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro.

Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A inclusão foi analisada de forma célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou a incorporação.

Confira a lista dos nomes dos 22 municípios mineiros onde serão ministradas as primeiras doses do imunizante:

Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo-d'Água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio, Córrego Novo, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Caeté, Rio Acima, Jaboticatubas, Raposos, Belo Vale, Moeda, Nova União e Taquaraçu de Minas
 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras