Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 25/01/2024 10:24 - Atualizada em: 25/01/2024 15:41
Hemominas faz campanha para doação de sangue antes do Carnaval
Os hospitais têm de estar com seus estoques de sangue prontos para atender a demanda do feriado prolongado do Carnaval

Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), em Lavras, unidade que coleta para a Fundação Hemominas

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O feriado do Carnaval aumenta o número de veículos nas rodovias e, em consequência disso, aumenta o número de acidentes. Também tem um aumento significativo de crimes e brigas e é neste clima de pré-carnaval, com a iminência de aumento da demanda de sangue nos hospitais, que a Fundação Hemominas em Minas Gerais estimula a doação de sangue por meio de campanhas locais em espaços públicos ou até decorando espaços em que o doador é recebido.

O incentivo vem do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), que, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, com o auxílio da mascote da fundação, organiza a distribuição de filipetas (pequenos folhetos), convidando o público a doar em ações realizadas em áreas de muito movimento, como aeroporto, rodoviária e estação central do metrô da capital.

No interior existem os Postos Avançados de Coleta Externa (Paces), em Lavras o Pace fica na avenida Ernesto Mattioli, 8.851, no bairro Santa Efigênia, anexo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A Fundação Hemominas faz um apelo aos blocos carnavalescos que se unam e façam doação de sangue, bem como os grupos de motociclistas, que sempre ajudam neste momento de precisão. O hospital tem de manter um estoque mínimo de sangue, principalmente nestas épocas festivas, onde os acidentes são mais frequentes.

O mais preocupante é o tipo O negativo, grupo conhecido como doador universal e que pode ser transfundido em pessoas de qualquer outro grupo sanguíneo. Entretanto, pacientes O negativo só podem ser atendidos por doadores do mesmo tipo. Entre os critérios básicos para doar, destacam-se: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização disponível no link. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior; pesar mais de 50 kg; estar bem descansado no momento da doação; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação; não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue; não ter tido hepatite após os 11 anos; apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

Se tiver feito tatuagem ou maquiagem permanente, em locais que possuam alvará sanitário, poderá doar após seis meses. Caso não seja possível determinar a segurança sanitária, deverá aguardar 12 meses.
Para doar sangue em Lavras, a pessoa deve fazer o agendamento, que pode ser feito pelo WhatsApp: (35) 3694-4145, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras