Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 24/11/2011 15:34 - Atualizada em: 24/11/2011 20:09
Fiscais do Ibama de Lavras apreenderam duas leoas na cidade de Capitólio - veja fotos
Fiscais do escritório regional do Ibama, em Lavras, salvaram duas leoas que eram exploradas em um circo.

       

        As leoas foram trazidas para Lavras e, hoje, levadas para o zoológico de Varginha. Fotos: Jornal de Lavras

 

Quer saber o que LAVRAS TEM? Clique aqui.

Uma denúncia levou os fiscais do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de Lavras, à cidade de Capitólio, no Sul de Minas, onde havia, segundo a denúncia, um circo com leões que supostamente estavam sendo maltratados. Os animais pertenciam ao Circo Kalahrary, da cidade de Brumadinho (MG) e que roda o interior do Estado.

Quando os fiscais do Ibama de Lavras chegaram, constataram que se tratava de duas leoas; elas não tinham registros e nenhum documento que pudesse comprovar sua procedência. As duas leoas demonstravam stress constante, uma delas ficava andando na jaula de um lado para o outro durante todo o tempo. Os animais tinham cicatrizes no corpo.

Além do médico veterinário, fizeram parte da diligência os fiscais: Adriano Garcia de Souza, Marcelo Ferreira Guimarães e Jesus José de Oliveira. Os fiscais do Ibama têm poderes de Polícia Federal, eles agem contra crimes ambientais.

A equipe de fiscais do Ibama, do escritório regional de Lavras, levou um médico veterinário na diligência. O médico veterinário Marco Mina é funcionário do Zoológico de Varginha, ele constatou que os animais tinham atrofia nas patas dianteiras, além de atrofia muscular, decorrentes da falta de espaço e de exercício físico.

As duas leoas tinham 23 anos e outra, 7, elas eram mãe e filha e pesavam de 150 a 190 quilos. Diante das irregularidades na documentação, da constatação da precariedade da jaula em que os animais viviam e da constatação dos maus tratos, os animais foram recolhidos pelos fiscais do Ibama e trazidos para Lavras; eles chegaram no início da noite de ontem, quarta-feira, dia 23 e hoje, quinta-feira, foram levados para o Zoológico da cidade de Varginha, onde deverão ganhar uma vida nova.

Os leões são animais de savana, percorrem quilômetros para caçar; capturados, eles passam por uma série de torturas, como a extração de unhas e, as vezes, tem até os dentes serrados. Para serem treinados, os animais de circo normalmente levam choques, são espancados e até queimados, eles são vencidos pela dor e pelo sofrimento.

Muitas cidades brasileiras não permitem mais apresentação de circo com animais. Em Lavras os circos com animais selvagens, exóticos ou nacionais, além de domésticos, estão proibidos de se apresentarem na cidade, isso por força de uma lei municipal.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras