Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 23/11/2011 20:56 - Atualizada em: 24/11/2011 08:41
Coleta em Lavras celebra o Dia do Doador de Sangue
O dia do doador de sangue é comemorado no dia 25 de novembro. A data foi instituída em junho de 1964 e é comemorada anualmente em todos os hemocentros do país.

     

         Foto ilustrativa extraída do site da Fundação Hemominas

 

Quer saber o que LAVRAS TEM? Clique aqui.

Os hospitais brasileiros consomem, em média, 4,5 milhões de bolsas de sangue por ano, mas só conseguem coletar 3,5 milhões. Apesar de o Brasil ter 180 milhões de pessoas, não chega 2% a população doa sangue com frequência, por isso, os apelos de doação são constantes, principalmente agora, quando o déficit aumenta mais ainda no final de ano por causa das festas e dos feriados prolongados, onde aumentam os acidentes.

Esta semana estamos na Semana Nacional do Doador de Sangue e, em Lavras, será realizada uma coleta no dia 24, véspera do Dia Nacional do Doador. O governo pretende atingir uma meta de ter 3% a 5% da população doando sangue anualmente. Essa é a taxa ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para um país manter os estoques regularizados. Hoje, o percentual de doadores brasileiros varia entre 1,76% e 1,78% por ano.

A equipe do Posto Avançado de Coleta de Sangue convoca os lavrenses para doar sangue nesta quinta-feira, dia 24, e reforçar o estoque de bolsas. Os doadores terão um lanche especial preparado pela equipe que realiza a coleta para comemorar a Semana Nacional do Doador.

Os homens podem doar até quatro vezes por ano, a cada três meses, enquanto as mulheres podem fazer a doação apenas três vezes por ano, com intervalos de quatro meses. Para doar, é preciso ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 quilos. No caso de menores, é preciso autorização dos pais ou responsáveis.

O Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue funciona na Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa), todas as quintas-feiras das 8h30 às 12h. Quem quiser saber mais informações deve ligar para 3821-8971.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras