Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 16/12/2023 15:45 - Atualizada em: 17/12/2023 11:13
Mercado Municipal de Nepomuceno participa de projeto inovador do Sebrae
O Mercado Municipal de Nepomuceno recebeu a visita de um representante do Mercado Central de Belo Horizonte

Mercado Municipal de Nepomuceno vai se transformar num ponto turístico da cidade, são seis cidades de Minas que estão participando do projeto do Sebrae: Nepomuceno, Governador Valadares, Divinópolis, Patos de Minas, Itapecerica e Brasília de Minas. Foto: TV Jotta Nepomuceno

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O Sebrae Minas está promovendo a melhoria da gestão, operação e rentabilidade dos mercados municipais de seis cidades mineiras, entre elas, o mercado de Nepomuceno. O projeto "Nosso Mercado", realizado em parceria com as prefeituras, comerciantes e produtores rurais, prevê a realização de avaliação e implementação de um modelo de gestão para atender às necessidades específicas de cada município. O objetivo é transformar esses centros comerciais em espaços mais atrativos, ampliando o número de visitantes, as vendas, a satisfação dos clientes e a participação da comunidade, estimulando o desenvolvimento econômico local.

Participam do projeto, além do Mercado Municipal de Nepomuceno, os mercados municipais de Itapecerica, Governador Valadares, Patos de Minas, Divinópolis e Brasília de Minas. "Esses mercados têm suas particularidades e estão em estágios diferentes de maturidade em relação a organização tanto gerencial como estrutural. Por isso, trabalhamos juntos com o poder público municipal, comerciantes, permissionários, consumidores e a própria população para construirmos estratégias e ações associadas, que fomentem o comércio, gastronomia e turismo, focando sempre na identidade, tradição e riqueza cultural de cada cidade", explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O "Nosso Mercado" começou em 2023 e tem sua atuação direcionada para quatro pilares. O primeiro deles é a realização de um mapeamento para avaliar os pontos fortes e fracos, identificando oportunidades de melhoria e desafios a serem superados em cada centro comercial. Além disso, como na maioria das cidades, a administração dos mercados municipais tem sido responsabilidade direta da prefeitura, a iniciativa prevê a sensibilização dos principais stakeholders envolvidos esses estabelecimentos para que possam relatar suas necessidades, dificuldades e expectativas sobre o funcionamento desses centros comerciais, que na maioria das vezes concentram uma grande variedade de produtos desde a agricultura familiar aos itens industrializados.

As partes envolvidas neste processo também participam de visitas técnicas em mercados municipais de referência nacional para conhecerem in loco boas práticas adotadas em relação a gestão e operação, layout e infraestrutura dos espaços, mix de produtos oferecidos e iniciativas voltadas para melhorar a experiência do cliente.

A partir da análise de todas as informações coletadas é elaborado um plano de ações com recomendações sobre o modelo de administração mais adequado para cada mercado municipal, de acordo com suas necessidades, características locais e particularidades. Além disso, o projeto oferece consultoria para a definição das diretrizes de operação para a elaboração de documentos necessários para a implementação do modelo de outorga sugerido, como a entrega do edital de licitação, termo de referência, permissão de uso, proposta de projeto executivo e relatório econômico-financeiro.

Em Nepomuceno a inauguração do Mercado Municipal "Silva Lucas" está prevista ainda para este ano. O centro comercial, com 12 pequenos negócios, é considerado o projeto piloto do "Nosso Mercado", por ter passado por todas as etapas de planejamento e ações da iniciativa, que envolveu a participação efetiva da iniciativa privada e do poder público municipal.

O Sebrae Minas, por meio do "Nosso Mercado", realizou um estudo técnico para construção de um modelo viável para o funcionamento, manutenção e operação, de acordo com os critérios estabelecidos pela governança do mercado. Também apoiou a criação de uma associação de comerciantes e produtores rurais locais. O próximo passo será oferecer capacitação para empreendimentos e tornar o local um dos pontos turísticos da cidade.


.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras