Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 05/12/2023 14:59 - Atualizada em: 06/12/2023 14:11
Eleições na Ufla: unindo a vitória da transparência eletrônica ao desafio de uma transição democrática
O Reitor eleito já iniciou sua agenda em prol da universidade e do município de Lavras

O deputado federal Reginaldo Lopes e o reitor eleito Scolforo

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

No último dia 22 de novembro, a comunidade acadêmica da UFLA elegeu, com 47,32% dos votos, os professores Scolforo e Jackson. Os candidatos foram vitoriosos nos três seguimentos (técnicos, discentes e docentes). Esse resultado reflete não apenas a eficácia do sistema eletrônico, utilizado durante a consulta pública, mas também a necessidade de mudança, uma vez que a chapa apoiada pela situação enfrentou uma rejeição de 71,31% nas urnas.

Em entrevista recente ao Jornal de Lavras, o Reitor eleito apresentou à repórter Sabrina Cicareli, uma série de ações que serão realizadas ao longo dos quatro anos da próxima gestão, tendo sempre a "UFLA como partido (http://www.jornaldelavras.com.br/index.php?p=10&tc=4&c=32777&catn=22).

Assim, honrando cada voto conquistado e os compromissos assumidos durante a campanha, o Reitor eleito já iniciou sua agenda em prol da universidade e do município de Lavras. Em uma reunião com o Deputado Federal Reginaldo Lopes, líder do governo na Câmara dos Deputados, o Reitor eleito recebeu as felicitações enquanto deu início às tratativas sobre os desafios iminentes que a nova gestão enfrentará durante o período de transição.

As pautas centrais incluíram questões cruciais como o Hospital Universitário da UFLA, o Parque Tecnológico, a criação de novas vagas para técnicos administrativos e docentes, melhoria do transporte interno para os estudantes, redução do valor do restaurante universitário e o desenvolvimento do campus de São Sebastião do Paraíso.

Ambos destacam a importância de retomar a construção de projetos que marcaram o nome da UFLA em Brasília, possibilitando articulações que resultaram na construção de mais de 14 mil metros anuais ao longo de oito anos consecutivos. O Deputado Reginaldo Lopes ressalta o papel da UFLA no contexto social e acadêmico do Brasil.

Como dito na entrevista à repórter Sabrina Cicareli, mesmo diante do ambiente hostil e desrespeitoso, criado pela administração atual, durante o período eleitoral, o candidato escolhido pela comunidade acadêmica segue de maneira propositiva e em prol da universidade e da sociedade em geral.

No entanto, surge a preocupação uma vez que a chapa apoiada pela gestão atual ainda não reconheceu a vitória expressiva da chapa Scolforo e Jackson. Mais preocupante ainda é a tentativa de obstrução do histórico processo democrático, evidenciada pela convocação de uma reunião extraordinária do Colégio Eleitoral.
De acordo com uma mensagem divulgada por alguns membros da comunidade acadêmica, a pedido do professor João Chrysóstomo (reitor 2020-2024), foi convocada uma reunião extraordinária do Colégio Eleitoral, com o intuito de questionar a lisura do processo de votação eletrônica, conduzido pela própria administração atual. Como o reitor atual está de férias, quem deverá conduzir a reunião que questionará o processo de consulta, será o professor João Cândido.

Na recente eleição para reitor na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o avançado sistema eletrônico de votação, implementado por meio do Helios Voting, trouxe consigo a consolidação da transparência e segurança criptográfica no processo democrático da instituição. Esse método, adotado desde 2020 e amplamente revisado por especialistas, proporcionou uma votação online sem precedentes, contando com mais de 260 eleições realizadas sem incidentes graves. A Diretoria de Gestão da Informação da UFLA desempenhou papel fundamental ao coordenar e divulgar informações cruciais sobre o sistema, destacando sua confiabilidade.

Neste contexto, é crucial que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral permaneçam atentas e com o propósito de fazer valer a democracia, que sempre foi marca da universidade. A defesa da chapa vencedora vai além de um apoio partidário, representando um respaldo à voz da maioria expressa nas urnas, fundamentada na transparência e confiabilidade do sistema eletrônico de votação. A UFLA merece uma gestão comprometida com a vontade de sua comunidade, a excelência acadêmica e a integridade democrática.
 

 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br  - 只需点击一下即可获取信息
拉夫拉斯/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram:@jornaldelavras 
推特:twitter.com/jlavras 
脸书: www.facebook.com/jornaldelavras