Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 04/11/2023 21:39 - Atualizada em: 05/11/2023 14:41
Hospital Vaz Monteiro bate todas as metas de cirurgias pelo SUS e é reconhecido pelo Governo do Estado
O hospital superou todas as metas estabelecidas pelo "Valora Minas", programa de cirurgias eletivas instituído pelo Governo do Estado

HVM

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

Há tempos, o Hospital Vaz Monteiro é uma das referências em cardiologia intervencionista dentro de Minas Gerais. Também é verdade que é a instituição que atende inúmeros casos hospitalares clínicos pelo SUS na sua microrregião devido ao grupo de médicos ativo e altamente capacitado. Da mesma forma, o hospital é o único nosocômio de Lavras e um dos poucos de Minas Gerais que oferece vagas de UTI pediátrica pelo SUS, contando ainda com leitos para neonatos. Sua UTI de Adultos fica constantemente ocupada com casos do SUS, clínicos e cirúrgicos, oriundos das cidades vizinhas, da UPA ou de atendimentos ambulatoriais da população lavrense.

A novidade é que agora mais uma das atividades do Vaz Monteiro foi reconhecida e premiada dentro de Minas Gerais, já que o hospital foi um dos que atingiu e superou todas as metas estabelecidas pelo "Valora Minas", programa de cirurgias eletivas instituído pelo Governo do Estado.

Através de incentivos, a Secretaria Estadual de Saúde estimula os hospitais credenciados ao SUS em Minas Gerais a realizarem cirurgias eletivas. As cirurgias eletivas são aquelas que, diferentemente das intervenções de urgência e de emergência, podem ser programadas, como é o caso de cirurgias de vesícula (colecistectomia), varizes, retirada de amígdalas e adenoides, correção de hérnias, entre outras.

"O Valora Minas é uma maneira inovadora do Governo do Estado para estimular hospitais e médicos a realizarem procedimentos para os quais os pacientes estavam aguardando há meses ou anos", explica a administradora Jaqueline Fráguas, destacando ainda que a lista dos pacientes a serem atendidos é encaminhada pelas prefeituras da região. "Para maiores informações por parte da população, basta aos interessados procurarem a Secretaria de Saúde do seu município", completa a administradora do HVM.

A título de exemplo, o Vaz Monteiro realizou 74% das cirurgias vasculares da microrregião, 50% das cirurgias urológicas, 94% das cirurgias de otorrinolaringologia e 62% das cirurgias ortopédicas, segundo números da Secretaria Estadual de Saúde.

"Em 2022 o Vaz Monteiro realizou 612 cirurgias eletivas pelo SUS e, esse ano, apenas entre janeiro e abril, foram 258 intervenções eletivas", completa o Diretor Clínico da instituição, o cardiologista Marcos Cherem.

"O compromisso primordial de uma instituição filantrópica é atuar em benefício daqueles que mais precisam. No caso de um hospital como o Vaz Monteiro, essas pessoas são as usuárias do SUS. O 'Valora Minas' é uma ferramenta muito bem planejada e executada pelo governo do estado e dá aos hospitais os meios de atender um número maior de pacientes do SUS em um tempo mais curto", afirma o anestesiologista Ricardo Gama de Oliveira, Diretor Técnico do hospital.

O vice-diretor clínico do HVM, o urologista Alessandro Furtado, destaca por sua vez o alto índice de ocupação de leitos pelos pacientes do Sistema único de Saúde. "O Vaz Monteiro mantém, todos os dias, uma média de 60 a 70% dos seus leitos de internação ocupados por pacientes do SUS. Quando os entes públicos oferecem condições de ampliação do atendimento, como no caso do 'Valora Minas', nós do hospital fazemos nossa parte", enfatiza Furtado.

 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br  - 只需点击一下即可获取信息
拉夫拉斯/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram:@jornaldelavras 
推特:twitter.com/jlavras 
脸书: www.facebook.com/jornaldelavras