Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 17/11/2011 11:49 - Atualizada em: 17/11/2011 18:33
Achado arqueológico em Lavras, no interior da igreja do Rosário
Um achado importante no interior da igreja do Rosário, a antiga Mariz de Sant'Anna, até 1917.

     

Um fêmur e fragmentos de um caixão que pode ser de algum religioso sepultado no interior da igreja do Rosário. Foto Jornal de Lavras

 

O Jornal de Lavras tem CLICK EMPREGO. Quer saber? Clique aqui.

Um trabalho na igreja do Rosário revelou um achado arqueológico, uma sepultura no interior da igreja. Foram encontrados alguns ossos e fragmentos de um caixão do século XVIII. Uma peça chamou a atenção: um pequeno retângulo de madeira pintada e com tachões metálicos que adornam a peça, que possivelmente poderia ser de um caixão de religioso sepultado na interior da igreja, que até 1917 foi a matriz de Lavras.

Os sepultamentos eram realizados no adro e no interior da antiga matriz, até abril de 1853, quando foi finalizado o cemitério São Miguel, cuja iniciativa de sua construção coube aos missionários capuchinhos frei Francisco e frei Eugênio, tendo sido feito pelo povo no espaço de 50 dias. Nesta data sepultou-se o primeiro cadáver, o de uma criança.

No interior da igreja sepultavam-se religiosos e pessoas de famílias abastadas. Os mais pobres e a população servil eram sepultados do lado da igreja, onde foi construída, em 1890, a praça Barão de Lavras, no local onde fora o antigo cemitério. O nome se deve ao fato de João Alves Gouvêa, o Barão de Lavras, haver contribuído com a maior quantia para a construção dessa praça, tendo a iniciativa cabido a Gustavo Penna.

A praça Barão de Lavras existia abaixo da igreja do Rosário, onde hoje existe o prédio das antigas instalações do Credireal e do edifício "Paulo Guida.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras