Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 22/10/2023 15:00 - Atualizada em: 23/10/2023 09:40
Antônio Vaz Monteiro, sempre lembrado pelo Aeroclube de Lavras
Como acontecem todos os anos no Dia de Finados, integrantes do Aeroclube levam flores e prestam homenagem ao grande benemérito

Homenagem prestada no ano de 2019 pelos membros do Aeroclube de Lavras, foto capa e foto abaixo: Jornal de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Um dos maiores beneméritos de Lavras é sem dúvida o português Antônio Vaz Monteiro, ele nasceu no dia 17 de abril de 1890 em Chaves, Portugal. Antônio Vaz Monteiro veio para o Brasil e foi trabalhar na Companhia Fabril Mineira, que o mandou para Lavras para administrar a unidade de Lavras.

Aqui Vaz Monteiro se destacou e se integrou a sociedade lavrense. Preocupado sempre com o bem-estar dos lavrenses, Vaz Monteiro fundou, entre outras coisas, o Hospital da Criança, construiu o hangar do campo de aviação de Lavras, o estádio de futebol do Fabril, modernizou a frente de empregos na Fabril Mineira.

No dia primeiro de novembro de 1940, foi fundado o Aero Clube de Lavras, uma iniciativa do capitão Santos Ferreira Cavalcanti e Jacintho Scorza, tento como beneméritos Eugênia Scorza e Antônio Vaz Monteiro.

No dia 10 de outubro de 1944, aos 54 anos, morre na capital da República, o Rio de Janeiro, o português Antônio Vaz Monteiro.

Seu corpo foi transladado para Lavras, onde foi sepultado no Cemitério São Miguel. Em sua homenagem, uma ampla avenida foi denominada de avenida Antônio Vaz Monteiro, o Hospital das Crianças passou a denominar-se Hospital Vaz Monteiro, a mesma homenagem foi com o hangar do aeroporto.

O Aeroclube de Lavras, em homenagem ao seu benemérito, assumiu a responsabilidade de cuidar da sepultura do português Vaz Monteiro, conservando-a e realizando periódicas limpezas.

No Dia de Finados, quando todas as sepulturas dos três cemitérios de Lavras ficam coloridas com flores, o túmulo de Vaz Monteiro, que não tem parentes em Lavras e no Brasil, também recebe flores e uma bonita homenagem pelos integrantes do Aeroclube.
Este ano não vai ser diferente: às 9h, pilotos, alunos, mecânicos do Aeroclube e pessoal da administração, vãos e reunir para prestar mais uma vez a homenagem ao benemérito e incentivador da aviação em Lavras.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras