Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 15/11/2011 11:06 - Atualizada em: 15/11/2011 16:36
A Proclamação da República não foi comemorada em Lavras no dia 15 novembro
No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no Brasil e instalou um governo provisório. Lavras não soube disso neste dia.

     

         Proclamação da República, 1893, óleo sobre tela de Benedito Calixto (1853-1927). Acervo da Pinacoteca Municipal de São Paulo

 

A notícia da Proclamação da República não chegou a Lavras no dia 15 de novembro de 1889, mas oito dias depois, no dia 23, isso porque naquela época, há 122 anos, não havia chegado a Lavras nem mesmo a rede telegráfica. Mesmo com um atraso de oito dias, foi realizada na cidade uma grande manifestação pública diante da igreja Matriz (hoje igreja do Rosário). A manifestação foi às 14h, em comemoração a Proclamação da República. Cidadãos republicanos convocaram todos para as manifestações, distribuindo por toda cidade panfletos com os seguintes dizeres:

 

"REPÚBLICA BRAZILEIRA

CIDADÃOS LAVRENSES

Proclamada a REPÚBLICA BRAZILEIRA, entrando a communhão nacional para o regimento da pura democracia – que symboliza o progresso, a ordem, a paz e a legalidade; extinguindo-se, por esse facto, todos os privilégios fundados no caso do nascimento e na arbitrariedade; predominando de hoje avante a liberdade, a egualdade e a fraternidade; tendo sido substituído o governo, que nos regia, por um governo provisório saído do seio do povo, que deve dirigir a Nação até que o mesmo povo, por um suffragio generalizado indique o governo definitivo, porém, representando suas aspirações e palpitantes necessidades; manda-nos o patriotismo e o dever que adhiramos e sustentemos essa transformação benéfica e necessária, por meio de positiva manifestação pública, que commemore esse facto glorioso.

Cidadãos! Essa manifestação se realizará hoje, às 2 horas da tarde, no largo da Matriz.

Ahi será publica e legalmente confirmada a REPÚBLICA por todos aquelles que quizerem prestar sua adhesão à – PÁTRIA LIVRE.

VIVA A REPÚBLICA BRAZILEIRA!"

 

Para demonstrar que a República representava progresso, Neste mesmo dia foi testado um sistema de iluminação da cidade a base de lampiões. A inauguração deste sistema ocorreu em março de 1890.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras