Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 06/10/2023 17:12 - Atualizada em: 07/10/2023 11:53
Minas Gerais se prepara para enfrentar o período chuvoso
As Defesas Civis dos municípios mineiros estão participando ativamente de palestras, treinamentos, seminários e outros, em Lavras não é diferente

Evento realizado ontem em Belo Horizonte com representantes das Defesas Civis Municipais

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os municípios mineiros já estão sendo preparados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Comdec) para o início do período chuvoso, que vai de outubro a março de 2024. Estão sendo realizadas palestras, seminários e outros eventos para preparar as Defesas Civis dos municípios mineiros para o período chuvoso.

Ontem, quinta-feira, dia 5, foi realizado o Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 2023/2024, o evento foi realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento é realizado anualmente, o seminário é um passo fundamental na jornada contínua para fortalecer as medidas preventivas e a capacidade de resposta às adversidades climáticas, e também para a promoção de uma mentalidade coletiva de resiliência na população. Isso assegura que o estado de Minas Gerais esteja preparado para enfrentar os desafios climáticos de maneira mais eficaz e unida no futuro.

A Defesa Civil se uniu ao Serviço Geológico Brasileiro (SGB), Polícia Militar, Universidade Federal Fluminense (UFF), Cemig, Instituto Mineiro de Gestão de Águas, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Infaestrutura e Mobilidade e Corpo de Bombeiros para preparar os coordenadores municipais de defesa civil diante das adversidades do período chuvoso.

Além das capacitações, também foram realizados dois lançamentos durante o evento: o Plano de Emergência Pluviométrica em Minas Gerais e de novas ferramentas no Sistema de Defesa Civil (SDC).

O Plano de Emergência Pluviométrica em Minas Gerais contém orientações em caso de desastres causados por chuvas. Seu objetivo é informar e preparar órgãos estaduais e municipais para gerenciar riscos e desastres, funcionando como um plano de contingência. Ele detalha ações da Defesa Civil Estadual, lista serviços disponíveis para municípios e sugere ações. Além disso, fornece informações sobre chuvas passadas e seus possíveis impactos com base nas previsões atuais.

É importante frisar que a Defesa Civil de Lavras está sempre participando dos eventos realizados pela Comdec, está também sendo equipada para poder enfrentar situações adversas. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras