Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 04/10/2023 22:53 - Atualizada em: 05/10/2023 11:15
Atleta do Cria Lavras vai representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, no Chile
Jaíny Suelen dos Santos Barreto é de Japaratuba, Sergipe, e seu talento foi descoberto pelo professor Fernando Oliveira

Jaíny é estudante da Ufla e foi descoberta pelo professor Fernando num Jogos Escolares da Juventude. Fotos capa: Marcelo Szwarcfiter. Foto interna: Wagner do Carmo CBAt

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou a estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Jaíny Suelen dos Santos Barreto, para integrar a delegação brasileira que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2023, que será realizado em Santiago do Chile, entre os dias 20 de outubro a 5 de novembro.

A atleta faz parte do Programa Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (CRIA) Lavras, que é desenvolvido na pista de atletismo da Ufla. Jaíny é representante do Instituto Elisângela Maria Adriano (Clube IEMA), de São Caetano do Sul, ela figura na terceira colocação do ranking nacional, o que lhe garantiu a convocação para a seleção brasileira na prova do Revezamento 4x400m feminino e na prova do 4x400m misto (como atleta reserva).

O treinador da atleta, Pablo Ramon Domingos, disse que o desempenho dela confirma os ideais do professor Fernando Roberto de Oliveira, falecido no dia 16 de outubro de 2019, idealizador do projeto de extensão Cria Lavras Atletismo. "Ter uma atleta do projeto nos Jogos Pan-Americanos demonstra a consolidação do programa Cria Lavras e nos ajuda a entender quais etapas estamos conquistando. Muitos atletas ingressaram na Universidade, outros se tornando atletas de alto rendimento e estão ganhando destaque no cenário nacional e internacional, como era o ideal do professor Fernando", destacou.

O treinador lembra ainda que o alto rendimento é um fruto desejável do projeto, mas a prioridade sempre foi tornar o ambiente universitário possível e desejável para as crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Jaíny é natural de Japaratuba, Sergipe, do povoado de São José, e foi descoberta pelo professor Fernando Oliveira em uma competição dos Jogos Escolares da Juventude. Ela se mudou para Lavras em 2015 para participar do programa e agora vem performando entre as melhores do Brasil na prova dos 400m rasos, fato curioso, pois foi identificada nas provas de saltos horizontais (distância e triplo) na época.

A trajetória acadêmica teve como meta estudar na Ufla. Cursou o ensino médio na escola Azarias Ribeiro conciliando o estudo com os treinos. Em 2020 ingressou no curso de Filosofia, mas, em 2023, fez novamente o Enem e agora é caloura no curso de Educação Física, no mesmo departamento que a acolheu no início do treinamento que a tornaria uma atleta de alto rendimento.
Jaíny conta que vai continuar colaborando com o Cria, sobretudo no acolhimento das crianças. Ela comenta que o esporte traz muitos benefícios para as crianças, com atividades que envolvem não apenas o físico, mas também as relações pessoais e sociais, o que contribui para a formação do atleta e como cidadã. "O Cria transformou a minha vida, me transformou como pessoa. Minha principal conquista foi à oportunidade de estar na Ufla, ser uma estudante de graduação em uma universidade federal, e é isso que eu quero para as crianças do projeto", enfatiza.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras