Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 26/09/2023 11:57 - Atualizada em: 26/09/2023 22:32
Lavras vai comemorar 192 anos em outubro - conheça a programação de aniversário e a história da cidade
O aniversário de Lavras é 13 de outubro, mas as atividades para as comemorações se estenderão por todo o mês de outubro

Vista parcial de Lavras, que neste mês de outubro estará fazendo 192 anos. Foto: Marcus Ribeiro

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

No dia 13 de outubro Lavras estará fazendo 192 anos e, para comemorar a data, a prefeitura preparou uma programação que foi divulgada esta semana.

As comemorações dos 192 anos de Lavras começam no dia 5, quinta-feira, com a inauguração da Estrada dos Barbosas, às 18h.

No dia 6, sexta-feira, às 19h, será entregue à comunidade, a nova praça Dr. José Esteves, a praça da Estação, como é mais conhecida, ela está sendo revitalizada.

No dia 8, domingo, também na Praça da Estação, será realizado às 10h o Festival da Alegria.

No dia 12, quinta-feira, às 9h, será inaugurada a quadra do bairro Novo Horizonte.

No dia seguinte, dia 13, dia do aniversário de Lavras, shows com o sambista Diogo Nogueira, grupos Passou da Conta e All Star Samba, a partir das 17h, no Expolavras.

Dia 15, domingo, a partir das 7h, Corrida Alterosa, com trajetos de 5 quilômetros, 10 quilômetros e Kids, largada e chegada na praça Augusto Silva.

No dia 21 de outubro, sábado, tem dois eventos, o primeiro será às 10h, com a inauguração do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) "Sylvio Menicucci" e a partir das 15h, Cultura na Praça, evento que será realizado na praça Paulo de Oliveira Alves, no bairro Caminho das Águas.

No dia 28 de outubro, sábado, às 10h, inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), "Irmã Benigna Vítima de Jesus", no bairro Serra Azul.

Comemore o aniversário de Lavras, mas antes, conheça um pouco da história da cidade que estará completando 192 anos neste mês de outubro: 

Há 192 anos, um decreto de 13 de outubro de 1831 elevava a condição de Vila o arraial de Lavras, o decreto elevava a categoria de vila as seguintes povoações: São Manoel do Pomba, Curvelo, Tijuco, Rio Pardo, São Romão, Pouso Alegre, Formiga e Lavras.

Na condição de Vila, os povoados podiam criar câmaras municipais e ter dois juízes ordinários e um de órfãos. Sendo assim a Vila de Lavras.

Passados dez meses, foi instalada na Vila Lavras a sua primeira Câmara Municipal, no dia 14 de agosto de 1832 e sua primeira sessão realizou-se na residência do vereador Francisco José Teixeira e Souza. A primeira Câmara ficou assim constituída: José Antônio Diniz Junqueira, presidente; Francisco José Teixeira e Souza, Thomaz de Aquino Alves de Azevedo, Antônio Caetano de Andrade, Antônio Simões de Souza, Manoel Thomaz de Carvalho e Domingos de Abreu Salgado.

Os primeiros funcionários da Vila de Lavras foram: secretário da Câmara, Antônio Ferreira Valongo; procurador municipal, capitão João de Deus Alves do Nascimento; fiscal, capitão João Manoel Custódio Netto; porteiro da Casa da Câmara, José Ferreira Godinho; coletor, capitão Pedro Alves de Andrade; escrivão da coletoria, Luciano Antônio Brasileiro; promotor público, padre Francisco de Assis Braziel, conhecido pela alcunha de padre Tutu.

Lavras permaneceu na condição de vila por 37 anos, até o dia 20 de julho de 1868, quando uma lei provincial número 1.510 de 20 de julho elevou Lavras a categoria de cidade, ao mesmo tempo em que Aiuruoca e Piumhi.

O aniversário de Lavras como cidade não era comemorado até 1914, quando no dia 18 de setembro daquele ano, o professor Firmino Costa Pereira apresentou à Câmara Municipal um ofício onde comunicava que o Grupo Escolar havia instituído a data de "20 de julho" para comemorar o "Dia da Cidade". Na oportunidade, Firmino Costa sugere à Câmara a adotar como data comemorativa a lei provincial número 1.510 de 20 de julho de 1868, que elevou a Vila de Lavras a condição de cidade.

No outro dia foi votada e aprovada em caráter de urgência a lei sugerida pelo professor Firmino Costa, e em 26 de setembro ela foi promulgada e sancionada sob o número 573-A. A primeira celebração foi realizada no dia 20 de julho de 1915, com desfile dos alunos do Grupo Escolar e outras atividades.

A data de 20 de julho foi comemorada oficialmente de 1915 a 1980. Após isso, por sugestão do genealogista Ary Florenzano ao então prefeito Maurício Pádua Souza, a data de 13 de outubro, que elevou o arraial de Lavras a categoria de Vila, passou a ser a data oficial de aniversário de Lavras.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras