Imagem ilustrativa extraída do blogsalaojuazeiro
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A falta de água não é um problema restrito a Lavras, outras cidades da região também enfrentam o mesmo problema com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e com os serviços autônomos, como na cidade de Nepomuceno.
Naquela cidade, onde o serviço de captação, tratamento e distribuição é feito Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), os moradores enfrentaram a falta de água devido ao rompimento de uma adutora, o que deixou os moradores sem água no domingo, dia 24. Os bairros Novo Horizonte, Centenário e Jardim Colina foram os mais afetados, o restabelecimento do serviço só aconteceu ontem, segunda-feira.
Em Luminárias o serviço também é municipalizado e naquela cidade os moradores estão enfrentando a falta d'água devido a escassez de chuvas, que deixou os mananciais com pouca vazão e em consequência disso, os reservatórios com pouca água. A prefeitura da cidade está fazendo um rodízio de fornecimento, através do qual bairros recebem a água em horários reduzidos e intercalados.
Já com relação a Copasa, nas cidades de Alfenas, Três Corações, São Tomás de Aquino e Pouso Alegre, os problemas vão desde a falta de energia elétrica, que impossibilitou o bombeamento, até o aumento de consumo, passando pela falta de chuva e diminuição do volume nos mananciais.
A falta de água tende a se agravar a cada ano em todo o Brasil, isso se deve a escassez de recursos naturais, como a vegetação suprimida pelo homem por razões diversas, isso afeta o lençol freático que cada vez mais se aprofunda, secando as nascentes.
Não estamos vivendo uma situação de excepcionalidade, estamos vivendo o início do fim dos recursos naturais devido a ação irresponsável do homem, uma situação que tende a se agravar com o passar dos anos.
Apesar de parecer ilimitado, o uso indevido da água coloca o ser humano em risco de morte. O cenário atual da escassez de água é um exemplo disso. A água não está mais disponível junto ao consumidor como era antes, em grande quantidade.
|
|