Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 25/09/2023 21:40 - Atualizada em: 26/09/2023 12:05
Verde Trem da Eco-92, que transportou autoridades de 179 países, se deteriora no distrito de Macaia
O que deveria estar preservado por fazer parte da história de um dos maiores eventos do planeta, está acabando num cemitério de carros de passageiros e vagões bem próximo de Lavras

Foto do jornal LavrasNews, na época da descoberta do Verde Trem no cemitério de carros de passageiros e vagões, em Macaia. Fotos antigas Jornal LavrasNews e fotos recentes da Souza Imagens Aéreas & Produções

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

História - Por Eduardo Cicarelli

Em 1992, no governo de Fernando Collor de Melo, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizou no Rio de Janeiro o mais importante evento do século na questão ambiental, a Eco 92.

A Conferência teve desdobramentos importantes dos pontos de vista científico, diplomático, político e na área ambiental, além de ceder espaço a debates e contribuições para o modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável.

Uma das atrações da programação da conferência, que foi realizada entre os dias 3 a 14 de junho daquele ano, incluiu atividades paralelas como o Fórum Global e eventos que tiveram objetivo de chamar a atenção sobre a importância da Eco-92. Um destes foi o Verde Trem, uma viagem de uma composição de carros de passageiros de altíssimo luxo que começou na Bahia e que passou por Minas Gerais até chegar ao Rio de Janeiro. No Rio, embarcaram mais de uma centena de chefe de estados, representantes de governos e as maiores autoridades do Brasil, inclusive o presidente Fernando Collor, que fizeram um passeio no Verde Trem. As imagens correram o mundo.

O Verde Trem, depois da Eco-92, desapareceu e foi encontrado há alguns anos se deteriorando num depósito de vagões e carros de passageiros no distrito de Macaia.

Hoje, com as imagens do vídeo de drones da empresa Souza Imagens Aéreas & Produções, publicado no Jornal de Lavras mais cedo, foi possível ver o que ainda restam dos carros da Eco-92, que há 31 anos transportou as mais altas autoridades do mundo para um passeio histórico. Foram 179 países de diversos continentes do globo que participaram deste evento, considerado até então a maior conferência ambiental mundial em termos de participação e repercussão.

Este achado histórico foi noticiado pelo jornal LavrasNews, na época, foi feito contato com o Movimento Nacional Amigos do Trem, em Juiz de Fora, que enviou a Lavras Paulo Henrique do Nascimento, que fez um relatório sobre o achado no distrito de Macaia.

A descoberta feita pelo jornal LavrasNews ganhou a mídia nacional, muito se falou na época, inclusive uma emissora de televisão fez contato com o Ministério dos Transportes, que prometeu buscar os carros para guarda-los em lugar coberto com o objetivo de preservar a história.

Hoje vemos que nada foi feito e, vemos também, bem próximo de Lavras, sem poder nada fazer, derreter uma peça histórica deste evento, um dos maiores do mundo, no distrito de Macaia.

Imagens feitas pela Souza Imagens Aéreas e Produções

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras