Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 23/09/2023 15:50 - Atualizada em: 23/09/2023 20:20
Workshop da Aliança Energia, Defesas Civis e CBDB, em Lavras, visa fortalecer segurança de barragens
O evento foi realizado em Lavras de terça a quinta-feira, de 19 a 21

Workshop reuniu representantes das coordenadorias de Defesas Civis de seis cidades do entorno da Usina do Funil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Comitê de Bacias e das secretarias estaduais de Defesas Civis de Minas e Espírito Santo

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Aliança Energia, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) promoveram um workshop de 19 a 21 de setembro, em Lavras. O evento contou com a participação de agentes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Comitê de Bacias, representantes da Sedec, das Defesas Civis dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e de 6 municípios do entorno da Usina Hidrelétrica do Funil (UHE Funil).

O objetivo foi aprofundar os conhecimentos e aprimorar a capacidade de resposta em emergências relacionadas à segurança de barragens. A programação contou com palestras e a realização de exercícios práticos específicos, voltados à estruturação e integração do Plano de Ação de Emergência (PAE) e do Plano de Contingência Municipal (Plancon). A dinâmica das atividades foi planejada para proporcionar um aprendizado completo e eficaz.

"O workshop é muito importante para o desenvolvimento das capacidades dos órgãos de proteção e defesa civil envolvidos com esse processo de implantação do PAE para elaborar os planos de contingência municipais relacionados ao risco da barragem e está previsto em lei. O evento foi muito produtivo com palestras, exercícios práticos e intercâmbio de experiências de diversos profissionais. Essa capacitação é uma cooperação técnica entre Sedec, CBDB e os empreendedores de barragens, gerando ganhos a todos", enfatizou Rafael Machado, coordenador de estudos integrados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

De acordo com o presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, José Bernardino Botelho, hoje, a segurança de barragens é uma preocupação nacional e é crucial informar aqueles que não estão familiarizados com o assunto. "O workshop permitiu à comunidade compreender os processos por trás da geração de energia elétrica e mineração, e destacou a preparação das equipes que gerenciam essas usinas. Graças à instrumentação nas barragens, essas equipes monitoram em tempo real e respondem rapidamente a qualquer anomalia, garantindo a segurança".

Durante o workshop, foram abordados temas importantes relacionados à segurança de barragens, como a contextualização da Usina Hidrelétrica do Funil (UHE Funil), estudo de cenários e mapa de inundação, identificação de rotas de fuga e pontos de encontro em caso de emergência, sistemas de alerta e monitoramento, introdução ao Plancon, formação de grupos de trabalho e ações de contingência.

Além das palestras e exercícios práticos, os participantes também tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica à Usina Hidrelétrica do Funil.

Segundo Frederick Nunes, gerente de Riscos e Compliance da Aliança Energia, o evento representou um passo significativo no fortalecimento da parceria entre empreendedor e órgãos de proteção e defesa civil, além de contribuir com a capacidade de atuação das Defesas Civis municipais, fortalecendo uma cultura de segurança e prevenção de emergências. "A Aliança Energia reafirma seu compromisso com a segurança e a integridade das comunidades nas áreas onde opera e está empenhada em promover ações e eventos que contribuam com esse propósito", conclui.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras