Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 23/09/2023 18:40 - Atualizada em: 24/09/2023 12:27
Bombeiros estão usando metodologia da SES para adotar medidas preventivas e evitar afogamentos
Com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros trabalha para evitar afogamentos

Imagem ilustrativa do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Começou hoje, sábado, dia 23, a estação mais colorida do ano, a Primavera. A estação começa com cara de Verão, com calor intenso e com previsões meteorológicas assustadoras, com elevação de temperatura acima da médica até mesmo do Verão.

Tradicionalmente, com esse calor muita gente procura piscinas, lagos, represas e rios para se refrescar, porém, muitos abusam e fazem deste momento de lazer uma ameaça para a própria vida, principalmente se tiver bebidas alcóolicas.

Nos anos de 2022 e meados deste ano de 2023, já somam quase 500 mortes por afogamento atendidas pelo Corpo de Bombeiros em Minas Gerais. Para reduzir estes números e oferecer um atendimento mais personalizado, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, com utilização de dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), monitora os afogamentos no estado adotando medidas preventivas, utilizando como base o perfil sociodemográfico das vítimas.

O setor técnico da corporação calcula a taxa de mortes por afogamento de cada município e de cada área de atuação das unidades operacionais. A partir desses dados, a unidade consegue atuar preventivamente iniciando o atendimento pelo local mais crítico.

Ao localizar o município com maior taxa de afogamento, a unidade operacional consegue entender o perfil das vítimas daquela localidade realizando atuações preventivas conforme o maior público vitimado. Estudos traçam o perfil das vítimas do estado como um todo, e constatou-se que 28.25% das vítimas são turistas.

Com base nesse perfil de afogamento, a corporação monta o planejamento do atendimento respeitando as particularidades de cada região do estado. Além disso, trabalha ações de prevenção contínuas como os projetos Prodinata, Golfinho e Primeiros Socorros, todos voltados para treinar as comunidades.

Além disso, a corporação faz campanhas educativas e dão dicas importantes, como observação das placas de sinalização que indicam locais desconhecidos; orienta as pessoas a nunca saltar de locais elevados para dentro da água, sobretudo em piscinas nas quais não é possível ver a profundidade real; orienta pais e responsáveis para não deixe as crianças nadarem sozinhas, seja qual for o local; a não tentar, sem o devido treinamento, salvar pessoas que estejam se afogando; a evitar nadar se tiver feito uso de bebida alcoólica e, sobretudo aos mais jovens, evitar brincadeiras perigosas como o 'caldo'.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras