Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 21/09/2023 21:17 - Atualizada em: 22/09/2023 11:06
Geração de energia sustentável na Ufla: nova usina fotovoltaica entra em operação
A nova usina fotovoltaica equivale à geração de energia mensal para cerca de 1.060 unidades consumidoras residenciais

Fotos e Texto: Ascom Ufla

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

As operações da nova Usina Fotovoltaica da Universidade Federal de Lavras (Ufla) já estão em pleno funcionamento, marcando mais um passo significativo na direção à sustentabilidade energética da Instituição. Será possível a geração de 159 mil kWh por mês, o que garante o atendimento a cerca de 25% da demanda energética da Universidade.

Situada na Avenida Norte, esta usina fotovoltaica abriga atualmente 3.560 módulos fotovoltaicos em operação. Em um esforço para ampliar a sua capacidade de geração de energia limpa, a UFLA incorporou 2.600 placas fotovoltaicas, integrando-as aos já existentes 960 módulos de geração própria de energia. "Com a conclusão desta expansão, a usina alcança uma potência total de 1,37 megawatts-pico, resultando em uma economia substancial de 26,3% nos gastos da Ufla com eletricidade", destaca o engenheiro eletricista da Universidade, Marcelo Arriel.

A nova usina fotovoltaica equivale à geração de energia mensal para cerca de 1.060 unidades consumidoras residenciais. "Se você considerar uma tarifa residencial seria uma economia equivalente a 159 mil reais por mês. Como a tarifa da universidade é reduzida, pode considerar 40% desse valor", descreve Marcelo.

A diretora de Qualidade e Meio Ambiente da Ufla, professora Fátima Resende Luiz Fia, ressalta que, além dos benefícios financeiros e ambientais, a usina desempenha um papel fundamental de caráter educativo e inovador. "Ela fornece um ambiente adequado para aprendizado e pesquisa tanto para nossos estudantes quanto para nossos professores".

Para a concretização da usina, houve um investimento de aproximadamente 5 milhões de reais. "A concretização desse projeto foi um desafio, uma vez que a aquisição dos materiais necessários para operar uma usina fotovoltaica de tal envergadura é extremamente complexa. Para ilustrar as complexidades envolvidas, foram realizados um total de nove processos licitatórios desde o ano de 2020, entre pregões e dispensas de licitação", explica o pró-reitor de Planejamento e Gestão da Ufla, professor Márcio Machado Ladeira.

O reitor da Ufla, profesor João Chrysostomo de Resende Júnior, reforça o compromisso contínuo da Universidade com a sustentabilidade e a gestão responsável de seus recursos energéticos, com a expectativa de aumentar a usina fotovoltaica e chegar no máximo de geração de energia permitido por lei. "Atualmente, estamos empenhados na construção de uma nova usina fotovoltaica próxima ao Parque Tecnológico". Neste caso, segundo o reitor, será contratada uma usina já montada, evitando assim a necessidade de compra isolada de materiais e a subsequente construção. "Dessa forma, teremos maior eficiência e eficácia no uso do recurso público, acelerando o processo de colocar a usina em operação para a geração de energia".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras