Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 21/09/2023 13:00 - Atualizada em: 21/09/2023 19:46
Dia da Árvore: curiosidades e importância
A foto que ilustra esta matéria é a Tipuana, que apesar de não ser a árvore símbolo de Lavras, que é o ipê, é a árvore mais conhecida da cidade, talvez por sua majestosidade

Tipuana, árvore plantada no início do século XX por Bernardino Maceira. Foto: Danuza Botelho dos Santos

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Hoje é comemorado em todo o Brasil o Dia da Árvore. A data escolhida antecede o início da Primavera no hemisfério Sul, que pode variar, dependendo do ano, entre os dias 22 e 23 de setembro. Este ano a estação das flores e do verde intenso começa no sábado, dia 23.

Uma curiosidade que muito pouca gente sabe é que o Dia da Árvore, legalmente, não existe, isso porque em 24 de fevereiro de 1965, foi criado pelo então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, através do decreto federal 55.797, a Festa Anual das Árvores, que no artigo segundo do decreto é mencionado: "A Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir os ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos".

A nomenclatura Festa Anual das Árvores, nestes 58 anos, foi simplificada para Dia da Árvore pelas instituições de ensino, pela mídia e pela população em geral, que passou a reconhecer como Dia da Árvore, o que por lei seria Festa Anual das Árvores.

Acontece que o Dia da Árvore ou Festa Anual das Árvores, que deveria ser uma data para refletir sobre o que estamos fazendo com meio ambiente, desrespeitando a natureza, ao passo que deveríamos incentivar a preservação das árvores e das florestas, conscientizar a sociedade sobre as consequências do desmatamento, não fazemos e as consequências estão aí, na nossa cara, todos os dias.

As árvores proporcionam oxigênio por meio da fotossíntese, diminuição da temperatura do ambiente, permanência de várias espécies animais, diversos frutos, neutraliza o carbono que é retirado do meio ambiente e outros benefícios.

A árvore tem o seu dia também no hemisfério Norte, é comemorado no dia 21 de março, data escolhida por representar o primeiro dia da Primavera nos países do hemisfério Norte. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para Agricultura (FAO) em 1971 e em 2012, foi também instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a humanidade sobre a importância dos ecossistemas florestais.

Mesmo antes de serem instituídas oficialmente as datas, em 10 de abril de 1872, em Nebraska, Estados Unidos, por iniciativa do jornalista Julius Sterling Morton, promoveu um grande movimento para incentivar a plantação de diversas árvores no Nebraska. Julius Sterling Morton (1832-1902) foi também secretário da Agricultura dos Estados Unidos.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras