Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 16/09/2023 12:27 - Atualizada em: 17/09/2023 20:16
CAPS II realizou atividades para alertar sobre a importância da prevenção ao suicídio
O mês de setembro é um marco importante para propagar, conscientizar, prevenir e educar sobre o tema da saúde mental no país e no mundo

A alegria tomou conta do Caps II no dia de ontem. Texto e fotografias: Leonardo Assad - Jornalista

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Por Leonardo Assad – jornalista

Na manhã de ontem (15), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) realizou uma série de atividades relacionadas ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio cujo tema escolhido foi "Se precisar, peça ajuda!". A celebração do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é no dia 10 de setembro, mas desde 2014 a campanha se estende por todo o mês.

Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas também informa que existem episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos.

No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometerem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2019, 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais receberam o diagnóstico de depressão. Estados do sul e sudeste têm 15,2% e 11,5%, respectivamente, de adultos com diagnóstico confirmado de depressão. Em seguida, o centro-oeste (10,4%), nordeste (6,9%) e norte (5%).

O CAPS II desempenha um papel fundamental, atendendo prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico causado por transtornos mentais graves, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias, e outras condições clínicas que afetam a construção de laços sociais e a realização de projetos de vida.

As empresas e empregadores podem contribuir na prevenção ao suicídio adotando medidas proativas para promover um ambiente de trabalho saudável e de apoio. Implementar programas e ações de bem-estar mental, a promoção de uma cultura de respeito, apoio e empatia com os (as) trabalhadores (as), sobretudo com aqueles que fazem tratamento contra depressão, ansiedade e outros.

Se você conhece alguém que precisa de ajuda, procure o CAPS na Avenida Pedro Sales, n° 65, próximo à Praça da Estação. Telefone para agendamento é (35) 3694-4083.

Fonte: Prefeitura de Lavras e Governo Federal

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras