Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 11/09/2023 09:23 - Atualizada em: 11/09/2023 13:56
11 de setembro é uma data que nunca poderá ser esquecida, para o bem da humanidade
Hoje esta fazendo 50 anos da queda de Salvador Allende e a instauração da ditadura sangrenta no Chile, também fazem 22 anos dos atentados nos Estados Unidos, promovidos pelos extremistas da Al-Qaeda

Há 50 anos era instalada uma das ditaduras mais sangrentas da América Latina

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O dia 11 de setembro é uma data que nunca poderá ser esquecida, ela nos remete a dois fatos que mostram a intolerância do extremismo.

O primeiro foi em 1973, há exatamente 50 anos, quando setores reacionários do exército do Chile, liderados pelo general Augusto Pinochet, derrubaram o governo democrático do presidente Salvador Allende, instituindo naquele país uma das ditaduras de extrema direita mais sangrenta da América Latina. Arquivos secretos dos Estados Unidos mostram que o regime militar brasileiro se empenhou ativamente para instauração da ditadura no Chile. Um memorando contido no livro "O Brasil contra a democracia: A ditadura, ou golpe no Chile e a Guerra Fria na América do Sul", do jornalista investigativo Roberto Simon, retrata o encontro de dezembro de 1971 entre os presidentes Richard Nixon e general Emílio Garrastazu Médici, na Casa Branca, em que os dois comentam os esforços para derrubar Allende. Entre os documentos divulgados, está, ainda, um relatório da CIA sobre reuniões entre oficiais militares brasileiros, em que um deles diz crer que "os EUA obviamente querem que o Brasil 'faça o trabalho sujo' na América do Sul".

A outra data foi a série de ataques suicidas contra os Estados Unidos, coordenada pela organização fundamentalista de extrema direita Al-Qaeda, no dia 11 de setembro de 2001. Membros da Al-Qaeda sequestraram dois aviões e os jogaram contra as duas torres do World Trade Center, em Nova Iorque, matando todos os passageiros a bordo e muitas pessoas que estavam trabalhando nas torres. Um terceiro avião de passageiros colidiu contra o prédio do Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Washington. Um quarto avião caiu em um campo aberto na Pensilvânia, depois de alguns de seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

A ditadura no Chile matou milhares de pessoas e deixou mais de mil desaparecidos; os atentados nos Estados Unidos mataram também milhares de pessoas. A data de hoje simboliza os perigos que comportamentos extremistas podem resultar. Os fatos devem sempre ser lembrados, para o bem da humanidade, para não serem repetidos.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras