Imagem ilustrativa
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A Covid volta a assustar em Minas Gerais e em todo o Brasil. Neste mês de agosto o estado registrou 4,6 mil novos casos da doença, uma média de 209 casos/dia. Os 4,6 mil casos foram computados a partir do dia 9. O aumento das ocorrências foi registrado também em todo o país.
As informações constam do boletim divulgado ontem, quarta-feira, dia 30, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Lavras não está mais divulgando o boletim, o último foi publicado no dia 31 de julho, neles constavam 32.889 casos confirmados desde o início da pandemia, com 215 mortes. O boletim da SES consta 216 óbitos em Lavras.
Duas associações médicas de diagnóstico divulgaram relatório informando que desde julho, os testes positivos para a doença cresceram 8,3 pontos percentuais. Especialistas afirmam que o aumento já era esperado, mas, com a chegada da nova variante EG.5, apelidada de Éris, o cenário deve ser analisado com cautela.
Conforme dados levantados pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que representam 65% do volume de exames realizados pela saúde suplementar no país, de 29 de julho a 18 de agosto, o número de testes positivos para Covid-19 aumentou 7,5 pontos percentuais.
Isso quer dizer que os casos confirmados da doença passaram de 6,3%, entre os dias 29 de julho a 4 de agosto, para 13,8% entre 12 de agosto ao dia 18 do mesmo mês.
O Instituto Todos Pela Saúde, que computou dados dos laboratórios particulares Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Hilab, HLAGyn e Sabin, a porcentagem de contaminação pelo SARS-CoV-2 passou de 7% para 15,3% entre 22 de julho e 19 de agosto.
Mesmo quem vacinou com todas as doses, ou já teve Covid-19, pode ficar mais suscetível a novas contaminações, na maioria das vezes, leves.
|
|