Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 24/08/2023 10:10 - Atualizada em: 24/08/2023 11:28
Lavras é a terceira cidade de Minas no Ranking de Competitividade dos Municípios no Brasil
Lavras está atrás apenas Belo Horizonte e Uberlândia, segundo ranking do Centro de Liderança Política (CLP) em parceria com a Gove e a Seal

Vista parcial de Lavras, a terceira cidade de Minas Gerais no Ranking de Competitividade dos Municípios

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

No início do mês de agosto, Lavras foi destaque na mídia por seu desempenho no ranking das cidades mais seguras do Brasil para ser viver: em âmbito nacional, Lavras foi a 9ª cidade mais segura do país e em âmbito estadual, foi a primeira de Minas Gerais, clique aqui e confira esta notícia divulgada no dia 9 deste mês de agosto. Os dados coletados foram baseados em dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Agora, Lavras volta a figurar em novo levantamento, o do ranking de Competitividade dos Municípios no Brasil,. Desta vez Lavras ocupa a terceira posição do ranking, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, que ficou com o primeiro lugar e Uberlândia, que figura como segunda colocada no estado.

Este ranking foi divulgado ontem, quarta-feira, dia 23, em Brasília, em evento com as presenças de autoridades como: Renan Filho, ministro dos Transportes, Waldez Goés, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, além de Beth Jucá, secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Estado de Minas e outras.

A análise que classificou as cidades mineiras foi feita através da leitura de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos, que vão do saneamento e acesso à educação até ao funcionamento da máquina pública. Para o levantamento, a CLP, apresenta os resultados detalhados dos 410 municípios do país com mais de 80 mil habitantes, que proporcionam maior precisão na leitura dos dados. Todas as informações apuradas são públicas. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Política (CLP) em parceria com a Gove e a Seal.

Lucas Cepeda, gerente de Competitividade do CLP, falou sobre os destaques de Minas Gerais, como Belo Horizonte, que ocupa agora o topo do ranking. Ele destacou também a cidade de Coronel Fabriciano, que subiu 108 posições, Lavras, com 50, e Araguari, com 20.

Na contramão entre as dez de pior desempenho na região, Minas tem duas cidades: Esmeraldas (354ª posição) e Santa Luzia (349ª). Esta última foi a segunda cidade da região Sudeste que mais perdeu posições no período, ao recuar 92 lugares, ficando em 349ª.

O Estado do Rio de Janeiro concentra os outros oito municípios com pior desempenho no Sudeste. Entre eles estão Belford Roxo (406ª), na Baixada, Japeri (401ª) e Itaboraí (389ªº), na região metropolitana. A capital carioca também chama a atenção como exemplo negativo: a cidade perdeu 21 colocações e tem pior desempenho entre as capitais.

O município que ocupa a última posição do ranking nacional é Moju, no Pará, que tem inúmeros dados ausentes que foram base para a leitura da formação do ranking.

Veja o ranking dos municípios mais competitivos em Minas:

1° - Belo Horizonte
2° - Uberlândia
3°- Lavras
4° - Pouso Alegre
5°- Itajubá
6°- Nova Lima
7° - Ipatinga
8° - Varginha
9° - Poços de Caldas
10° - Uberaba
11° - Barbacena
12° - Itabira
13° - Divinópolis
14° - Juiz de Fora
15° - Conselheiro Lafaiete
16° - Coronel Fabriciano
17°- Itaúna
18° - Araxá
19° - Patos de Minas
20° - Viçosa
21° - Passos
22° - Montes Claros
23° - Ituiutaba
24° - São João del Rei
25° - Betim
26° - Contagem
27° - Patrocínio
28° - Muriaé
29° - Sete Lagoas
30° - Pará de Minas
31° - Araguari
32° - Manhuaçu
33° - Governador Valadares
34° - Paracatu
35° - Caratinga
36° - Ubá
37° - Nova Serrana
38° - Unaí
39° - Curvelo
40° - Ibirité
41° - Vespasiano
42° - Sabará
43° - Teófilo Otoni
44° - Ribeirão das Neves
45° - Santa Luzia
46° - Esmeraldas

Pilares para avaliação de indicadores:

Sustentabilidade Fiscal
Funcionamento da Máquina Pública
Acesso à Saúde
Qualidade da Saúde
Acesso à Educação
Qualidade da Educação
Segurança
Saneamento
Meio Ambiente
Inserção Econômica
Inovação e Dinamismo Econômico
Capital Humano e Telecomunicações

Informações completas sobre o Ranking de Competitividade de Municípios podem ser consultadas no site do Ranking de Competitividade CLP:  

rankingdecompetitividade.org.br/

 

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras