Imagem ilustrativa
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Você sabia que Lavras é - no Sul de Minas - a quinta cidade que concentra a maior população indígena? Os dados foram divulgados hoje, segunda-feira, dia 7, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contou 1.782 indígenas no Sul de Minas.
Eles estão distribuídos em 134 cidades, sendo Caldas a que detém a maior população: 196, seguida de Pouso Alegre, com 99 indígenas; Poços de Caldas, com 94; Varginha, com 79 e Lavras com 68 pessoas que se identificaram como sendo povos originários.
Das sete cidades limítrofes com Lavras -Perdões, Ribeirão Vermelho, Ijaci, Itumirim, Ingaí, Nepomuceno e Carmo da Cachoeira, apenas em quatro delas os recenseadores do IBGE encontraram povos originários, são elas: Perdões, com seis indígenas; Nepomuceno também com seis indígenas; Ijaci, com 5 e Ribeirão Vermelho apenas um.
Os povos originários passaram a ser contados pelo IBGE a partir de 1991, com base na auto declaração no quesito "cor ou raça". A partir do Censo de 2022, o IBGE ampliou a metodologia, contando com a participação das próprias lideranças das comunidades no processo de coleta de dados e passando a considerar outras localidades indígenas além das terras oficialmente delimitadas.
De acordo com o IBGE, 86,79% das cidades brasileiras têm moradores indígenas, o Brasil tem 5.568 municípios, são 1,7 milhão de pessoas que se identificaram como sendo indígena, o que corresponde a 0,8% da população total do país. No Norte concentra a maior população indígena, são 45%, com destaque para o estado do Amazonas, que concentra 490,9 mil indígenas, ou seja: 29% do total.