Treinamento qualificou servidores para uma eventual emergência. Fotos: Corpo de Bombeiros
.
@jornaldelavras
@jornaldelavras
(35) 99925.5481
Estatísticas indicam que, em casos de pânico e tumulto, ocorrem mais casos de mortes e feridos em razão do desespero das pessoas, do que propriamente em razão do evento danoso. Sabendo disso, o Corpo de Bombeiros de Lavras promoveu ontem, segunda-feira, dia 31, a simulação/treinamento em caso de uma situação de incêndio no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O treinamento de evacuação do prédio consiste na retirada ordenada e previamente programada de pessoas de um determinado local de risco, no caso da UPA, servidores e pacientes.
A desocupação do prédio, com mais de 4 mil metros quadrados, foi tranquila e eficiente, ela foi previamente planejada, com estudo do projeto arquitetônico para conhecer os locais de mais facilidade de evacuação em caso de emergência. Foram tomadas as seguintes medidas: conhecimento da área, estabelecimento prévio das vias de evacuação, pessoal de segurança treinado para orientar a saída das pessoas do local, de forma ordenada.
Assim foi feito ontem na UPA, um treinamento de prevenção e atuação a situações de incêndio. A simulação envolveu profissionais de vários setores da instituição. Enquanto ocorria o treinamento de evacuação, os serviços de atendimento foram mantidos normalmente e todos que estavam presentes no prédio foram avisados que se tratava de um treinamento.
A ação integrou a Operação Rota de Emergência, projeto idealizado e supervisionado pelos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais que, ao final, avaliaram e orientaram sobre as tomadas de decisões.
|
|