Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 28/07/2023 20:18 - Atualizada em: 29/07/2023 18:47
Há 119 anos começou ser aberta a primeira avenida de Lavras, a Pedro Salles
Além de ser a primeira avenida, a Pedro Salles foi e ainda é uma das mais importantes de Lavras

 

Ennio Mendes de Siqueira, o mais antigo comerciante estabelecido naquela avenida, ele trabalha naquela via há 75 anos. Foto: Jornal de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

História de Lavras - por: Eduardo Cicarelli

Hoje é uma data importante para a história da mobilidade urbana em Lavras, hoje está fazendo 119 anos que teve início o trabalho de abertura da primeira avenida de Lavras, a XX de Julho, que fez a ligação entre a então estação municipal com a região central da cidade. A abertura da avenida XX de julho começou no dia 28 de julho de 1904.

Avenida XX de Julho é a antiga denominação da avenida Pedro Salles, conhecida também como "morro da estação".

No dia 6 de dezembro de 1917, há quase 106 anos, a avenida ganhou uma grande obra, foi inaugurada a ponte sobre o ribeirão que corta a Zona Norte, próxima a Rede Ferroviária, que recebeu o nome de Agostinho Porto (foto abaixo).

Pela avenida passaram importantes personalidades da história de Lavras, como Samuel Rhea Gammon, Benjamin Harris Hunnicutt, Francisco Salles, Otacílio Negrão de Lima, Carlos Luz, José Hugo Castello Branco e tantos outros que dignificaram o nome de Lavras para Minas, Brasil e para o mundo.

Além de ser a primeira avenida aberta em Lavras, a Pedro Salles foi palco de fatos importantes, por ela desfilou em bonde à noite o presidente Getúlio Vargas e sua comitiva no dia 25 de fevereiro de 1931, sendo a primeira visita oficial de um presidente da República a Lavras. 

Fizeram parte da comitiva de Vargas as seguintes autoridades: Noronha Guarany, secretário da agricultura de Minas Gerais, representando o governador Wenceslau Braz; coronel Paschoal, oficial de ordem; Walter Sarmanho, secretário particular; comandante Pereira Machado, ajudante de ordem; Dr. Florêncio de Abreu, médico particular de Vargas; Salgado Filho, 4º delegado auxiliar; o engenheiro Bretas Bhering, diretor da Oeste de Minas; jornalista João Batista França, representando os Diários Associados; Caio Júlio, pelo jornal "O Estado de Minas"; Idelfonso Martins, pela "A Pátria".

A avenida mudou de nome no dia 30 de dezembro de 1939, de acordo com o decreto lei número 12, que estabeleceu para as praças e ruas da cidade nova nomenclatura. A avenida XX de Julho passou a denominar-se Pedro Salles e a praça da Estação, Dr. José Esteves.

Quem testemunhou muitos fatos na avenida, é o vereador e farmacêutico Ennio Mendes de Siqueira, que tem 86 anos e trabalha com comércio na avenida há 75 anos. Ennio contou que começou a trabalhar na Casa São José, que ficava no início da avenida, a loja pertencia ao empresário Júlio Vitorino, que está vivo e gozando de boa saúde com seus 98 anos.

Depois trabalhou numa loja de armarinhos de propriedade de Toufic G. Chaufun, mais tarde na farmácia Santa Helena, de Antônio Dias de Oliveira. Hoje Ennio é proprietário da Droga Norte, a farmácia conhecida pelos amigos como "UPA da Zona Norte".

Falar da avenida Pedro Salles e da Zona Norte com Ennio Mendes, é fazer uma viagem ao passado. Ennio, conversando com a Reportagem do Jornal de Lavras, contou da época dos jogos do Fabril x Olímpica, que agitavam a cidade um mês antes das partidas e um mês depois, falou sobre muita coisa engraçada que presenciou nestes 75 anos de comércio, na sua maioria na farmácia. Um dos casos engraçados que ele contou foi quando uma pessoa ligou para falar com ele e disse: "quero falar com o Ennio", ele então respondeu: "é o próprio", então o interlocutor disse: "o Próprio, eu quero falar é com o Ennio".

Outro caso engraçado foi quando Ennio precisou sair para aplicar uma injeção num cliente, ele pediu a um dos inúmeros frequentadores da farmácia para tomar conta, o rapaz se prontificou, chegou até a vender Alka-Seltzer, um efervecente indicado para azia e má digestão que hoje não existe mais, porém, chegou na farmácia um homem e perguntou se tinha mictório, o 'substituto' respondeu prontamente: "essas coisas mais difíceis é com o Ennio, mas ele não vai demorar". 

Além dos casos engraçados e de grande emoção, como as partidas de futebol entre Fabril e Olímpica, Ennio testemunhou também fatos tristes, como acidentes acontecidos na avenida, desde acidente de bonde até os automobilísticos que, segundo ele, 9 foram com vítimas fatais e até chega a citar os nomes das vítimas, o que demonstra uma lucidez extraordinária.

Ennio é talvez o morador mais conhecido da Zona Norte e, também, o mais velho comerciante estabelecido naquela avenida que hoje está completando 119 anos.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras