Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 14/07/2023 10:47 - Atualizada em: 14/07/2023 16:36
Ribeirão da Água Limpa receberá ações de proteção pelo Pró-Mananciais
Programa vai promover a recuperação e a manutenção do ribeirão Água Limpa com o objetivo de garantir segurança hídrica na cidade

O ribeirão da Água Limpa é um dos mananciais que abastece Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Lavras está integrando o Pró-Mananciais da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Lavras, a partir de agora, passa a contar com os inúmeros benefícios proporcionados pelas ações do programa e que serão realizadas para promover a recuperação e a manutenção do ribeirão Água Limpa, utilizado no abastecimento de água para a população.

A formalização da participação do município no programa foi realizada na sexta-feira, dia 7, em reunião que contou com a presença do atual secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano Garcia de Souza; da superintendente de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Daniele de Lima Braga; e da engenheira Daniela Seda, representando a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Participaram também, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); do Plano Conservador da Mantiqueira (PCM/Ufla); do Sindicato dos Produtores Rurais e da Fundação Abraham Kasinski.

Durante a reunião, os integrantes da equipe socioambiental da Copasa na Gerência Regional Lavras (GRLV), Eric Guimarães Lamounier e José Carlos Fidelis da Silva, acompanhados da engenheira Lara de Oliveira Santana, falaram sobre os objetivos e metodologias de trabalho do Pró-Mananciais, ressaltando a sua importância, especialmente, como sendo uma alternativa para a mitigação e prevenção dos efeitos agravados pela crise hídrica.

Também foram abordadas as diretrizes do programa, resultados de ações já executadas em outros municípios e a indicação de parceiros para integrarem a iniciativa na formação do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia). O grupo será responsável por avaliar a necessidade e a viabilidade das atividades no cardápio do programa de maneira assertiva. Para isso, o Coletivo contará com representantes de vários segmentos que ajudarão a promover discussões; elaborar, planejar e fiscalizar as ações; e acompanhar as atividades do plano de ações para o manancial contemplado.

"Podemos afirmar, sem nenhuma dúvida, que a reunião foi extremamente produtiva e que todos os participantes estão motivados e prontos para fazer com que o Pró-Mananciais alcance seu objetivo e tenha resultados muito satisfatórios para toda a comunidade em Lavras", contou José Carlos.

Quem também fez um balanço positivo da reunião de implantação do programa e da formação do Colmeia foi o secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano Garcia de Souza. "O lançamento do programa Pró-Mananciais com a formação do Colmeia é um marco na proteção e conservação das águas em nosso município. As propostas iniciais discutidas são excelentes e representam um auxílio de grande valia para nossos produtores rurais. Parabéns a todas as entidades envolvidas no programa e contem com o total apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente", declarou o secretário.

O gerente regional da Copasa em Lavras, Josimar Cornélio da Páscoa, também se mostrou muito satisfeito com o aceite da prefeitura em participar do programa. "É motivo de muita alegria podermos implantar o Pró-Mananciais em Lavras, que é a cidade-sede da nossa gerência regional. Além disso, a cidade é uma das que mais cresce na região e, com isso, aumentam também às demandas por ações de proteção dos recursos hídricos e ambientais. E vendo a motivação de todos, temos a certeza que o trabalho renderá excelentes frutos", ressaltou.

Os próximos passos com a implantação do Pró-Mananciais e a formação do Colmeia em Lavras serão a produção de um diagnóstico a partir do reconhecimento das áreas do manancial e, na sequência, os levantamentos de campo para identificação das ações prioritárias do programa no município. 

O programa Pró-Mananciais foi criado pela Copasa em 2017, ele atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserido. O programa já está presente em 291 municípios em que a Companhia detém a concessão dos serviços.

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

O Pró-Mananciais integra, ainda, o ODS 15, que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação e deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda de biodiversidade.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras